Como ganhar milhas praticando exercícios físicos

Você provavelmente já acumula milhas com o seu cartão de crédito, né? Bom, se não o faz, está perdendo – no mínimo – a oportunidade de transformar em produtos (e até em viagens) seus gastos com o cartão. O que acontece nesse caso é que a cada X reais em compras com o seu cartão de crédito, você ganha Y de pontos e juntando um monte de pontos você pode trocar por produtos e/ou milhas para viajar. Todo cartão de crédito possui isso, consulte seu banco.

Mas, e se você pudesse acumular esses pontos, quase igualzinho você faz no cartão de crédito, mas apenas praticando exercícios físicos ao ar livre e ainda por cima cuidando mais do seu corpo e da sua saúde? “E se”, não, você pode sim. Em 2015 foi lançado o programa Mova Mais, o qual você acumula pontos/milhas por praticar corrida, caminhada, ciclismo ou atividades em cadeira de rodas na rua.

praticar atividade fisica ao ar livre

É bem mais simples do que você consegue imaginar só de ler esse texto. O Homem com H te ensina a usar com passo a passo, vem com a gente:

  1. Cadastre-se no site do Mova Mais (clique aqui)
    É necessário possuir Facebook, não se preocupe, o programa não publica nada em seu perfil.
  2. Escolha e baixe em seu celular um dos aplicativos compatíveis com o Mova Mais (RunKeeper, Strava ou MapMayRun)
    Por aqui, usamos o RunKeeper que é mais simples, mas o mais completo entre eles, na nossa opinião, é o Strava
  3. Crie uma conta pessoal no aplicativo escolhido
  4. No site do Mova Mais, associe seu perfil ao aplicativo que você escolheu e se cadastrou
  5. Vá pra rua praticar exercícios! Não esqueça de ligar no celular o aplicativo que você escolheu para monitorar seu exercício.
    O Mova Mais vai computar automaticamente o seu exercício e, depois de o processar, irá gerar seus pontos.

Viu? Muito mais simples do que você imaginou!
Os pontos que você acumular podem ser convertidos posteriormente no Multiplus, um programa de pontos semelhante ao do seu cartão de crédito. Com os pontos, você pode trocar por passagens aéreas, serviços, experiências ou produtos que, aliás, podem ser produtos esportivos para te ajudar a desenvolver ainda mais suas atividades.

Aproveite que você fez aquela promessa de ano novo, a mesma pelo terceiro ano consecutivo, e comece a se exercitar com o estímulo do Mova Mais (:
Ah, agora em janeiro, quem fizer os combos do mês ganha pontos em dobro!

benefícios atividade ao ar livre

Perguntas Frequentes que fizeram depois que comecei a indicar o Mova Mais:

  • Onde baixo o aplicativo do Mova Mais? 
    O Mova Mais não tem/é um aplicativo. Ele é um sistema que se conecta à um aplicativo  de exercícios (que você escolhe qual – ver item 2 do passo a passo). Depois de praticar a atividade física com o aplicativo que você escolheu, o Mova Mais vai ler a atividade automaticamente (se você tiver feito o processo de autorizar isso no site do Mova Mais) e contabilizar os pontos.
  • Finalizei a atividade, mas ainda não apareceu os pontos!
    Calma apressadinho! Se você finalizou da forma correta a atividade, é provável que no dia seguinte já apareçam os pontos computados. Espere 24h após finalizar o exercício para começar a se preocupar e questionar. Use essa pressa para correr/pedalar mais, que tal? Ah, e lembre-se de que são válidas as atividades com mais de 10 minutos de duração, que o Mova Mais contabiliza apenas os minutos em que você efetivamente ficou em movimento e que a meta inicial diária é de 30 minutos!
  • Mas só quem tem Facebook pode se cadastrar?
    Sim. Não sei se existem planos para no futuro aceitar login sem o Facebook, mas por ora precisa.
  • Por que só aceitam 3 aplicativos de exercício?
    Existem aplicativos que não deixam sistemas de outros lugares terem acesso ao deles. O aplicativo da Nike (Nike Run), por exemplo,  não deixa. Esses três aplicativos que estão disponíveis hoje para você se conectar com o Mova Mais são legais e deixam. Esse “deixar” chama “ter API aberta”, mas você não precisa saber o que é isso, só precisa entender que existem aplicativos que não tem API aberta e que, por isso não deixam sistemas/programas de terceiros terem acesso ao deles. Te garanto que o pessoal do Mova Mais adoraria conseguir conectar com todos os aplicativos de atividades físicas existentes no mundo.
  • Conta exercício feito na academia?
    Noups. Não. Entenda: os aplicativos de exercício computam a sua atividade via GPS, se você está correndo e correndo e correndo em uma esteira, não está saindo do lugar. Logo, não tem o que o aplicativo identificar ali (distância percorrida e talz). O Mova Mais é atrelado ao seu aplicativo de exercícios, logo, se o aplicativo não registra tal exercício, o Mova Mais também não registra.
  • O que é “um combo”?
    O Mova Mais conta combos de atividades. Que é uma sequência de dias que você tenha batido sua meta diária válida de exercícios contabilizadas pelo Mova Mais. Se você ficar mais de 2 dias descansando, você acaba quebrando o seu combo.

One thought on “Como ganhar milhas praticando exercícios físicos

Deixe uma resposta