Assumindo o cabelo grisalho

Uma das grandes vantagens dos homens é pode assumir os cabelos brancos mais cedo que as mulheres. É totalmente aceitável que um cara de 40 anos tenha o cabelo inteiramente grisalho, enquanto para mulheres de 40 a regra é que ela se cuide cada vez mais para não aparentar velhice.

Homem grisalho: experiência, charme.
Mulher grisalha (existe essa palavra?): velha, desleixada.

Bom, já dissemos que o Homem com H não curte essa coisa de “regra”. Então, como site realmente não achamos que o relato acima seja uma regra. Homem com cabelo grisalho também pode ter sua imagem relacionada à velhice e desleixo. Mas claro, que aqui a gente sempre te ajuda com dicas de como se cuidar, e hoje não é diferente! Vamos contar um pouco mais sobre o cabelo grisalho e como mante-lo saudável.

Edson Celulari e William Bonner cabelo grisalho
Edson Celulari (56 anos) e Willian Bonner (50 anos) // em 2014

É importante saber que cabelos grisalhos não são cabelos normais só que brancos (ou cinzas, ou prateados).
O cabelo branco não possui melanina e, por isso, possuem menos elasticidade e maciez os tornando mais “ásperos” e rebeldes e, logo, mais difícil de cuidar. Apesar disso, não entenda os fios brancos como vilões do seu cabelo. Não é tão difícil assim os manter  com boa aparência e aos poucos os cuidados se tornam hábitos.

Cabelos brancos são mais “porosos” e por isso cheiros impreguinam mais fácil. Então evite ficar perto da fumaça da churrasqueira ou de cigarros, pois é provável que você passe o resto do dia inteiro exalando esses cheiros por aí. E, de novo, como os fios brancos não possuem melanina (responsável a dar cor aos cabelos), diversos outros fatores podem influenciar na cor do cabelo podendo facilmente deixa-los com um aspecto amarelado ou esverdeado. A alimentação e exposição ao sol são uns desses fatores e, para você que fuma ou vive em cidade grande, temos uma notícia não muito legal de dar: ambos fatores influenciam de mais na cor do fio branco.

murilo benício e reinaldo gianecchini cabelo grisalho
Murilo Benício (43 anos) e Reinaldo GIanecchini (41 anos) // em 2014

Algumas pessoas acham que é o fim do mundo ou que será necessário diversos tipos de hidratação no cabelo para ver o cabelo saudável, mas eu lhe digo que além de tentar evitar os fatores citados anteriormente, ao usar os produtos certos você já não tem tanto trabalho assim. E aqui entra mais uma luta do Homem com H que tentamos te fazer entender: shampoo para homem é diferente de shampoo para mulher SIM e não é besteira o lance de shampoos para “tratamentos” diferentes. Eu sei que provavelmente você chega no mercado e pega qualquer shampoo, mas é interessante investir um pouquinho de tempo para minimamente ler a parte da frente do rótulo. Se você optou por manter os cabelos grisalhos, compre (e use) shampoo masculino para cabelos grisalhos. Eles foram desenvolvidos especialmente para as peculiaridades e necessidades do cabelo branco (de verdade). E o melhor de tudo é que não está difícil encontrar esse tipo de shampoo já que muitas marcas acessíveis e que estão presentes em mercados comuns passaram a trabalhar com linhas específicas para cabelos grisalhos.

A atenção a ser tomada é que os shampoos para cabelos grisalhos normalmente são roxos ou acinzentados, isso porque uma das principais funções dele é manter a cor do cabelo neutra no branco/prata sem deixar amarelar ou esverdear.  Então é legal que uma ou duas vezes na semana alternar com um shampoo normal para não “viciar” o cabelo.

shampoo masculino para cabelo grisalho

 

1 – Elseve Homem Prevenção
2 – Ecologie Homem
3 – Ecologie Homem
4 – Ox Men
5 – L’Oréal Professionnel Homme
6 – Redken for Men
7 – O Boticário Men
8 – éh Homem

Além dos produtos internacionais que começaram a trabalhar mais cedo com a especialização de cosméticos para o público masculino, já temos várias opções de shampoos produzidos nacionalmente, então não temos desculpas nem de preço para não comprar os shampoos específicos. Se não os encontrar nos mercados, você os encontra facilmente em farmácias e, nem preciso falar, perfumarias.

Matt LeBlanc e Geoge Clooney cabelo grisalho
Matt LeBlanc (47 anos) e Geoge Clooney (53 anos) // em 2014

E aí, prontos para assumirem os cabelos brancos?
Vale lembrar que eles se tornaram moda entre homens que não possuem fios brancos, e eles foram “obrigados” a aplicar tintura para chegar no cabelo grisalho. Fizemos um post sobre isso com vídeo e tudo aqui .

Ah! Se você não gosta dos cabelos brancos, evite arrancá-los!!
Apesar daquela história de que se você arrancar um fio nascerão outros 3 no lugar ser mito, ao arrancar consecutivamente os fios, seu corpo entende que eles não são mais necessários naquele local e pára de produzir aquele fio que você tanto arranca. Isso quer dizer que se você fizer isso, várias vezes e em vários locais, mesmo que você não tenha tendência à calvice irá ficar um buraco sem fios na sua cabeça (é, dramatizei pra fazer sentir o drama! hahaha)

Deixe uma resposta