Menos é Mais

Tem dias que estamos a fim de usar looks mais “montados”. Nesses dias optamos por fazer sobreposições, ou por usar uma camisa xadrez mais descolada, uma jaqueta de couro, um chapéu, ou qualquer outra peça que vai deixar o look mais elaborado. Porém, tem dias que acordamos com vontade de usar algo mais simples, mais básico. Nesses dias, a melhor escolha é colocar uma boa calça jeans e uma camiseta básica. Acreditem, essas duas peças, quando bem escolhidas, fazem milagres.
Para isso, é essencial que o jeans e a camiseta tenham um corte bom. Isto é, o jeans não pode ser muito justo, tipo cowboy, nem muito largo, tipo rapper. A não ser que você seja cowboy ou rapper e essas roupas façam parte do seu estilo, aí já é um assunto para outro post. Aqui estamos falando de um estilo básico, casual. O jeans deve ter um caimento perfeito no seu corpo. Não é legal quando a calça está comprida demais para você e fica aquele acúmulo de pano na barra. Caso você compre uma calça muito comprida, vá até a costureira mais próxima e peça que ela corte a barra no tamanho exato para você, ou seja, nem comprida, nem curta demais. Você também pode optar por dar algumas dobradinhas na barra da calça, fica muito estiloso. A calça jeans também não deve ser muito larga na cintura, para não ficar caindo e aparecendo a cueca. Caso sua calça esteja muito larga na cintura, você tem duas opções: Ou vai na costureira e pede que ela ajuste, ou usa um cinto. Para não errar, use um cinto de couro ou de “pano” com cores neutras (preto, marrom ou cru ~branco meio “sujinho”, quase bege~) que vão bem com qualquer cor de tênis ou sapato.

A mesma “regra” vale para a camiseta. Ela também deve ter um caimento perfeito no seu corpo, isto é, nem muito justa, nem muito largona. Mesmo que você tenha um corpo sarado, não é legal usar camisetas muito justas, pois o look fica vulgar (sim, do mesmo jeito que mulheres ficam vulgares se colocarem um vestido extremamente curto e justo, homens também ficam vulgares ao colocar uma camiseta colada). Aliás, os sarados têm uma certa dificuldade para encontrar uma camiseta perfeita, pois geralmente são magros na barriga mas possuem os braços grandes. Então, geralmente a camiseta fica boa no tronco mas fica apertada no braço. Um jeito de intermediar isso é comprar uma camiseta de tamanho maior, que fique boa no braço, e levar numa costureira para que ela ajuste o tronco. O comprimento ideal da camiseta é na região do zíper da calça. Os ombros devem ficar nos ombros (parece obvio, mas muitos homens têm dúvidas quanto a isso), ou seja, nem no meio do braço nem perto da clavícula. Os homens de estatura baixa parecerão mais esguios se usarem gola V.

Achar uma roupa com caimento perfeito é uma questão de paciência. Tem que provar várias peças até achar uma que fique legal no seu corpo. Se necessário, de várias marcas diferentes. E se nem assim você achar uma que fique tão boa quanto queria, você vai ter que ter a paciência de levá-la na costureira para fazer os ajustes necessários.

O calçado é a parte mais importante, pois é ele que vai dar a cara do seu look. Para um look mais “passeio”, mais descontraído, você pode optar por um All Star, ou um Adidas assim, um Vans assim ou assim, um Nike assim, ou qualquer outro tênis casual. E para uma balada, um jantar, ou qualquer lugar que você queira estar mais arrumadinho, você pode optar por um sapatênis tipo este da Pierre Cardin, um sapato social tipo este da Democrata, uma bota tipo esta da marca Kildare, um mocassim tipo este da marca Mariner, etc.

Como eu sempre digo, imagens valem mais do que mil palavras. Inspirem-se nas imagens abaixo e reparem como diferentes calçados mudam todo o look:

Jeans + Camiseta branca

moda básica masculina



Jeans + Camiseta preta

moda básica masculina




Jeans + Camiseta cinza

moda básica masculina




Jeans + Camiseta colorida

jeans e camiseta básica masculina





Jeans e camiseta: Tendência desde sempre e para sempre.

One thought on “Menos é Mais

Deixe uma resposta