Tai Chi Chuan – Equilíbrio Interior e Exterior!

Essa semana vamos falar de uma arte marcial que apesar de ser criada com propósitos de combate, hoje em dia, ganha ênfase no combate ao stress promovendo o bem estar do corpo e da mente, o Tai Chi Chuan.

TAI CHI CHUAN

A arte marcial prega a suavidade e a flexibilidade, enfatizando a harmonia como uma forma de melhorar o desenvolvimento da mente e das habilidades físicas. Além da meditação, outro fator importante para a prática é o controle da respiração.

O Tai Chi Chuan explora os contrastes, cheio e vazio, interno e externo. Utilizando a simbologia do poder do fogo, água, terra, do metal e da madeira.

A arte marcial é dividida em duas polaridades: a manifestação do exterior (yang) e a manifestação do interior (yin). Todos os movimentos utilizados incluem essas duas polaridades, sendo que a alternância e a execução correta são essenciais para a prática.

Para viver em harmonia é importante contrabalancear o Yang e o Yin, sabendo se adaptar as constantes mutações. O praticante usa o potencial da mente e do corpo, não apenas no Tai Chi Chuan, como também em diversas outras atividades diárias.

Alguns dos resultados da prática são: controle da respiração e do equilíbrio, correção da postura, aumento do poder de concentração.

A prática do Tai Chi Chuan principalmente em uma cidade movimentada como São Paulo, Rio de Janeiro, são muito benéficos para relaxar e ficar de mente “limpa”.

Deixe uma resposta