Brigadeiro de Caipirinha

Depois do já tradicional brigadeiro de cerveja e do brigadeiro de whisky, hoje conheci o brigadeiro de caipirinha. Achei legal, porque juntou duas coisas bem nacionais (brigadeiro + caipirinha) e porque não é um doce tão doce (eu sei que vocês me entendem).

A mistura do leite condensado com o limão e a cachaça ficam em perfeita harmonia e não deixam ficar muito doce. Acho que é a sobremesa perfeita para um jantar com amigos, até para o aniversário seu ou do seu brother.

Vamos ao que interessa!

brigadeiro de caipirinha

 

E como é que faz essa parada ae?

Você vai precisar de:
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher de sopa de manteiga sem sal
– meio limão em raspas (é pra passar no ralador mesmo)
– caldo de meio limão (e a outra metade você espreme!)
– cachaça a gosto
– açúcar cristal para decorar

Pegou todos os ingredientes? Então vamos preparar:
Em uma panela coloque o leite condensado e a manteiga, mexa bastante até ficar uma massa homogênea quase no ponto de um brigadeiro normal (que é a massa soltando da panela – aproximadamente 15 minutos). Depois adicione o caldo de limão e as raspas e mexa mais um pouco até ficar totalmente no ponto do brigadeiro (até a massa soltar da panela). Coloque a cachaça o quanto desejar só não vai colocar a garrafa toda (eu sugiro que não coloque muito para não precisar cozinhar muito mais e o alcool evaporar todo), e cozinhe mais um pouco até a massa voltar a ficar consistente (e não aguada).
Você pode tanto enrolar com açúcar cristal como um brigadeiro normal, ou pode colocar em copinhos como os brigadeiros das festas mais atuais, e então pode jogar um pouco de açúcar cristal ou de raspas de limão.

E aí, bora fazer pra próxima festa?
Achei muito mais interessante que o brigadeiro de cerveja, não?

Deixe uma resposta