Vestindo-se para Casamento

Há poucos meses fui convidada para o casamento de um primo meu. Primo esse que, apesar de morarmos a mais de 200 km de distância, passei a infância inteira na casa dele. A surpresa em si não foi o convite de casamento, pois ele já estava noivo há um ano e uma hora ou outra isso já era esperado. A surpresa veio quando ele convidou a mim e ao meu irmão para sermos padrinhos de casamento dele.

No caso das mulheres, sempre temos uma vasta opção de vestidos, ainda mais que a noiva não determinou modelo e nem cor para o vestido. Se eu estou surtando? Claro. Principalmente porque as opções são vastas e a noiva não determinou modelo e cor. Coisa de mulher, eu sei. Vantagem: tenho um mundo de vestidos para escolher o meu. Desvantagem: As opções são muitas e não consigo escolher um só. Pensei algo semelhante a este aqui, vocês, homens, o que acham?

Só que com isso tudo pensei no meu irmão. O bonito só tem um terno. E agora? Vai usar o terno batido para ser padrinho do casamento, ou vai alugar alguma coisa?  Vai aproveitar alguma peça e vai alugar os “detalhes”, ou vai alugar tudo? Ou então será que dá pra fazer um catadão geral no armário dele e montar um traje legal? Não sei!
Mas se ele não quer meus conselhos, sei quem quer.. VOCÊS <3  (né?)

Como o assunto é casamento, já podemos pressupor que é uma festa um pouco mais elegante. Por mais que do meio para o fim da festa já estejam todos com a gravata na cabeça, a camisa para fora da calça e até o terceiro botão aberto, ainda é uma ocasião que pede sofisticação.

Selecionei algumas sugestões para padrinhos e convidados. Nada impede que o convidado esteja tão bem vestido como um padrinho, porém como convidado  não é necessário tanta formalidade. Agora, se seu caso for como o meu e do meu irmão, e você for o padrinho, lascou-se! Bora se vestir bem.

Para Padrinhos

Como padrinho não tem como fugir dos trajes mais elegantes como o social completo e o black tie, ele deve estar sempre elegante, porque ele é parte da decoração da festa. Se o casamento for mais simples, a melhor opção é o social completo,  mas se o casamento for daqueles cheios das coisas, melhor pensar em black tie. Normalmente os casamentos mais sofisticados já trazem no convite o traje, ou então o próprio noivo (mentira, foi a noiva) escolheu o traje certo para usarem e ficar todos os padrinhos iguais.

O que compõe o social completo (também chamado de “passeio completo”)
É o bom e velho terno de cor escura com camisa social, gravata tradicional, sapato e cinto. Antigamente o colete era peça obrigatória de um social completo, mas hoje em dia pode ser dispensado sem perder a elegância. Mas, eu acho que o colete sempre traz aquele diferencial legal, por isso como padrinho recomendo. A camisa social deve sempre ser lisa, e a cor você pode escolher. Branco e azul claro são mais chances de acerto. E, claro, para dentro da calça. A gravata deve ficar para dentro do colete e pode ser tanto lisa quanto aquelas com listras ou boninha. Se você escolheu uma camisa branca, qualquer gravata ficará boa, mas se você escolheu uma camisa colorida, opte por uma gravata da mesma cor da camisa só que alguns tons mais escura. Não tem erro. O colete deve ser da cor do terno. Atente-se ao comprimento dele, não pode haver nenhum pedacinho de camisa aparente entre o colete e a calça, o colete deve sempre ser maior. O sapato deve ser de couro e de amarrar, fica legal combinar com o cinto que deve ser fino e com fivela discreta.

Social Completo Vestindo se para Casamento

O que compõe o black tie (também chamado de “tenue de soirée” ou “a rigor”)
É o traje mais elegante dos trajes, sempre solicitados nas festas de gala e nos casamentos mais chiques. Usa-se obrigatoriamente um smoking preto ou azul escuro, com camisa branca, faixa ou colete, gravata borboleta ou fina e sapato de verniz preto (ou então um de couro muito bem ilustrado). É possível deixá-lo ainda mais sofisticado se usar abotoadura e suspensório (sempre por dentro do colete!). De certa forma é bem “careta” porque não tem como variar muito o traje, ele “é isso, e pronto!”.

black tie Vestindo se para Casamento

 

Para Convidados

Às vezes o traje está escrito no convite, e quando está escrito, a vida fica muito mais fácil. Se não estiver escrito, podemos optar por trajes não tão formais como o esporte fino ou social, e até podemos fazer uma mescla de um com o outro.

O que compõe o esporte fino (também chamado de “passeio”)
Apesar de no esporte fino estar liberado calça jeans, não acho legal ir em um casamento de calça jeans (percebam a primeira pessoa do EU acho). Opte por calças de sarja, camisa, um bom blazer e sapato. Sapatenis também está liberado, mas ele cai melhor com uma calça jeans, então na minha opinião -de novo- escolha o sapato. A gravata é opcional, se você optou pelo blazer, acredito que o traje fique melhor sem a gravata. As cores mais claras estão liberadas no esporte fino, mas procure usá-las caso o casamento seja no período da tarde. A noite sempre pede tons mais escuros.

esporte fino Vestindo se para Casamento

 

 

O que compõe o social 
Nesse caso em que não se pede o tal “social completo”, no social podemos dispensar totalmente o colete e a gravata e optar por um sapato mais casual. Também está liberado cores mais claras de terno, mas, repito, opte caso o casamento seja de tarde. Também está liberado aquele terno slim que é mais justo no corpo. De uma forma mais abrangente, o social é o “social completo” mais despojado e menos sério.

 

traje social Vestindo se para Casamento

Vale lembrar que, não importa o traje, o último botão do paletó jamais é abotoado.
Durante o casamento, prometo tirar foto da roupa dos convidados e padrinhos para mostrar outras opções para vocês. Mas, o casamento é só em novembro, então temos um tempinho até lá.

Vai em um casamento e está inseguro quanto a roupa que escolheu?
Tire uma foto das peças e mande para nós no [email protected], que darei minha singela opinião sobre a escolha.

Cupom de Desconto Dafiti + Homem com H

Tags:

POST A COMMENT


37 Responses

  1. Daiane says

    Então… Tenho um casamento a noite par ir em novembro, vou de vestido longo e queria saber sua opinião sobre com que roupa meu namorado deveria ir. Qual look ficaria melhor para a ocasião. Sarja, terno ou social?
    A, somos apenas convidados ok? Mas não me sinto bem de vestido curto em casamento então optei pelo longo…

    • @ma_braum says

      Oi Daiane,
      Como você vai de vestido longo, sarja para ele não iria ficar legal como um casal.
      Oriente para que ele opte por um terno ou social. A camisa, a calça e o sapato são “obrigatórios” para o casal estar em harmonia. Aí a gravata e o terno em si ficam como opcional, ele pode até pegar um outro blazer (que não o do terno).

  2. william says

    porque o sapato tem que ser de amarração?
    num pode ser sem amarração não?

    • @ma_braum says

      Oi William,
      pode ser o sem amarração sim, se você for apenas convidado do casamento.
      O de amarração é mais social.

  3. Jaao says

    Oi ! Sou convidado de um casamento , que começas as 16 hs . já tenho uma calça de tecido preto , sapatos e cinto preto . Estou pensando em comprar apenas uma camisa social para completar . Vc acha que fica ruim ir sem um blazer , e a parte de baixo preta, tendo em vista que o evento começa a tarde !? Grato !

    • @ma_braum says

      Oi Jaao,
      Não precisa ir de blazer ou paletó completo não.
      Casamentos à tarde já são um tanto menos informal que os de noite.
      Mas a camisa é essencial (mesmo sem gravata)

  4. Welton says

    Eu posso usar uma camisa slim por fora, com um jeans e sapato? Sou apenas convidado!

    • @ma_braum says

      Como convidado, pode sim!
      O Jeans é escuro? Ficaria melhor com um jeans escuro ou preto (:
      Abraços!

  5. Daniel says

    Vou a um casamento porém não sou padrinho. É social completo. Haveria algum problema se eu usasse gravata borboleta? Ou é melhor a gravata normal ou fina?

    Obrigado.,

    • @ma_braum says

      O ideal seria uma gravata normal ou até a slim (fina), mas nada o impede de ir com a borboleta.

  6. Diego says

    Olá, vou a um casamento que especificou no convite o traje social completo mas Não sou padrinho. Eu gostaria de usar um terno chumbo, mas só tenho um colete preto. Nesse caso eu posso fazer essa combinação com camisa branca e gravata vermelha? Ou é melhor ir sem o colete? Obrigado.

    • @ma_braum says

      Pode fazer a combinação com o colete sim, mas ele pode ser dispensado também, principalmente se estiver muito calor.

  7. Thiago says

    Boa noite, fui convidado para um casamento onde nao especifica traje. Para fugir do formal e social demais (ja que nao é muito minha personalidade) estou pensando em investir num conjunto calça-sapato-camisa sociais, com gravata e jogando um colete sem o terno com a camisa dobrada… o que aconselha? E se for positivo, qual cor recomenda? A festa sera a noite. Sou branco, cabelo estilo Beckham… ajuda ai. Obrigado desde ja!!

  8. Milena says

    Olá, tenho um casamento em um sítio às 14hs e comprei para meu marido uma calça em sarja peletizada cor bege e uma camisa em algodão egípcio…vc acha que ficará legal?

  9. paty says

    Meu irmão alugol um smokin para casamento da prima sera que fica chique de mais

    • @ma_braum says

      Depende, Paty!
      É casamento de dia? Se sim, pode ser que fique de mais.
      Se for um casamento de noite, não (:

  10. Hugo says

    Muito bom o texto, Gostaria de saber em relação a camisa a ser usada era tem que passar ou pode passar do paletó até quantos dedos?
    Dizem que o preto com branco fica estilo garçom… mas dessa vez estou afim de ir no estilo do vestuário da imagem acima, o mais da direita, então devo usar cinto? e o modelo do sapato? tenho essas dúvidas. Grato.
    ps: minha cor de pele é mais clara , cores mais fortes ficam melhor em mim.

  11. Felipe says

    Olá, meu irmão casa no fim do ano e serei padrinho dele mas estou com muita dúvida sobre meu terno. Estou entre gravata borboleta ou uma preta fina, alguma sugestão de vocês? E qual o melhor paletó? To perdido demais kkk
    Obrigado desde já

    • @ma_braum says

      Oi Felipe!
      Quanto ao paletó, o mais tradicional nunca tem erro. Mas se for um casamento “moderno” e mais descontraído você pode optar por um terno slim que é mais ajustado ao corpo.
      Em relação à gravata, as duas opções são muito boas. A borboleta ainda é um pouco “rejeitada” pelos homens que a acham “ousada”, mas particularmente acho uma opção mais elegante.
      Espero ter ajudado um pouco! hahaha

      • reinaldo says

        Olá. Meu nome é Reinaldo. Irei em um casamento de um amigo em um local moderno a noite, não gosto de terno, o que posso vestir? Um grande abraço

  12. João says

    Olá, tudo bem?
    Em setembro será o casamento da minha irmã e serei um dos padrinhos. O casamento será a noite. Quero aproveitar a oportunidade e comprar um novo terno. O terno será preto, e estou pensando em usar com uma camisa azul ou rosa claro com gravata preta. O que vc acha da gravata preta?

    Abraços

    • @ma_braum says

      Gravata preta fica excelente!
      Muitos homens ignoram a existência da gravata preta, mas ela tem muito estilo!
      Fica muito legal se você usar uma gratava preta e fina também!
      Qualquer coisa, procure a gente!

      • João says

        Obrigado pela resposta. Acredito que vou usar a gravata preta mesmo, e já tinha olhado em que é mais fina e tem um estilo mais atual, até porque o terno que irei usar é o slim fit. Abraços

  13. Felipe Ioris says

    Boa tarde,

    Vou a um casamento de dia, gostaria de saber se a camisa preta com terno preto de dia fica bom, ou o tradicional branco seria melhor?

  14. felipe says

    fui convidado a ir a um casamento, que se realizará a tarde, chamado chá colonial. Tem problemas se eu usar uma calça social cinza e uma camisa rosa e gravata, mas sem terno?

  15. Matheus says

    Vou a um casamento final de tarde às 17:30, estou pensando em ir vestido com uma calça preta e blusa preta também, se colocasse uma gravata sem o terno, apenas com a blusa social, ficaria esquisito?

    • @ma_braum says

      Não fica esquisito usar a gravata não.
      Calça preta com camisa preta é uma boa opção, mas por usar a mesma cor na parte de cima e de baixo é quase necessário usar a gravata para “quebrar” um pouco o preto. Uma calça cinza escuro também cairia bem.

  16. Tamires says

    Meu marido quer ir para uma casamento a noite de calça de sarja é possivel

    • @ma_braum says

      É possível, sim Tamires.
      Mas eu aconselharia uma cor mais séria como o preto, o chumbo ou um azul marinho.
      O cinza ou cáqui nesse caso ficariam um pouco fora de contexto pelo fato do casamento ser à noite.

  17. LeoPrado says

    E se eu usar um terno chumbo?

    • @ma_braum says

      Também é uma excelente escolha.
      O chumbo, apesar de ser neutro também e ir bem com quase todas as cores, traz um aspecto diferente, porque a maioria dos convidados estarão de preto.

  18. LeoPrado says

    Se eu for para um casamento com terno preto , camisa azul marinho e gravata preta iria ficar inadequado no período da noite?

    • @ma_braum says

      A camisa não terá nenhum destaque, mas a gravata será o diferencial do traje.
      Por ser de noite, cai muito bem.
      Não recomendaria a gravata prata se fosse um casamento à tarde.

  19. josimar says

    é aconselhável ir num casamento num sitio á noite usando camisa social, calça jeans e sapato social ???

    • @ma_braum says

      Pode ir sem medo, Josimar.
      Sitio é sempre mais informal, então a calça jeans cai muito bem na ocasião.
      Prefira calça jeans mais escura!

  20. Neimerson says

    Vou ao um casamento no sábado dia 19/10/13
    Aluguei um terno preto com uma gravata de seda prateada
    No convite não estipularão trajes
    cera que acertei ? Lembrando o casamento é a noite
    No espaço Lamartine na barra da tijuca
    Gostaria de uma resposta se possível
    Desde já agradeço.

    • @ma_braum says

      Fala Neimerson!

      Acertou sim!
      A camisa deve ser de uma cor mais neutra para não entrar em conflito com a gravata. Uma camisa branca ou preta fica excelente!
      Boa festa, cara!

%d blogueiros gostam disto: