É possível: Gameboy no Iphone

Você tem algum dispositivo IOS (iphone, ipad)? Se você tem, certamente existe algum jogo ou aplicativo que você é simplesmente viciado.

A boa notícia disso tudo é que descobrimos um antídoto para o seu vício. Cand Crush? Acabou. Subway Surfers? Nem me lembro. Angry Birds? Quem se importa? Nenhum aplicativo ou jogo é bom o suficiente para ocupar sua atenção (e seu vício) diante disso.
Primeiro tenho que agradecer meu amigo Bruno por ter lembrado de mim diante essa descoberta, e agradecer também o Izzy por ter postado isso no site dele.

A “má” notícia é que… sabe seu tempo livre? Você acabou de achar uma ocupação pra ele. Sabe sua bateria que já não durava o suficiente? Já era, tchau bateria, seu iphone virou um dispositivo com fio, e você vai sempre procurar um lugar perto de uma tomada. Sabe sua vida social? Acabou, cara. Sua namorada? Se ela tiver um iphone, beleza, se ela não tiver… acabou também.

GBA

Isso mesmo, não é imaginação, não é sonho… é possível. E não precisa de jailbreak! (mesmo porque as versões atuais do IOS não possuem mais jailbreak). Ou seja, podem atualizar os seus IOS porque vocês não irão mais precisar de nenhum outro aplicativo a partir de agora. Sigam o passo a passo a seguir e sejam felizes como eu estou sendo. Você que passou a infância, a adolescencia e até hoje jogando Pokémon e outros jogos no seu emulador de GBA (game boy advance) no computador vai se apaixonar, e vai pirar, e tudo mais que não consigo descrever.
Por que não precisa de jailbreak? De acordo com o Izzy, um cara converteu o emulador para IOS e agora o emulador fica como um aplicativo normal de Iphone no seu celular. A sugestão é que você corra pra brincar com isso antes que a Apple resolva tirar do ar (o que, infelizmente, não deve demorar tanto assim).

Agora chega de introduções e vamos ao que interessa.
(testei no Iphone 4S e no Ipad 2, mas vi comentários no site do Izzy que testaram no Iphone 5, 3G e 4 e funcionou perfeitamente também)

Passo 1

Pega o seu Iphone, Ipad, sei lá, e abre o Homem com H. Depois, acesse o site:  http://emu4ios.weebly.com/downloads.html
Aqui tem vários emuladores que o brother converteu pra IOS, eu baixei o do GBA, porque sempre tive emulador do GBA no meu computador (não me prendam), nunca tive problemas de funcionamento e é o que tem os jogos mais legais (relativo, porque eu prefiro a Nintendo).
E, infelizmente você não pode baixar mais de um emulador. Você vai ter que escolher um deles e é esse que você vai ficar. Você pode trocar o emulador depois, mas vai ter que deletar o outro antes.

O GBA não é o primeiro aplicativo para download, desça um pouco a página e encontre o seguinte:

GBA 01

Passo 2

Clique em instalar. Ele vai perguntar se você tem certeza… Pense de novo antes que seja tarde demais, e confirme.
Ele vai baixar e vai adicionar um ícone como se fosse um app baixado da Apple Store, é o roxo, o último da fileira do meio:

GBA 02

 

Passo 3

É hora de montar sua listinha de roms!
Abra o aplicativo e clique no desenho da lupa que fica no canto superior direito. Ele vai perguntar se pode abrir o Safari, e é claro que ele pode, né?
Ele vai te levar para uma busca já pronta por roms de game boy advance.
(na minha imagem eu já baixei o Pokémon FireRed, no seu a lista vai aparecer vazia)

 

GBA 04

Eu gosto do primeiro site que abre na busca, o CoolRom, mas ele deu umas belas travadas no meu celular e não baixou o arquivo (o Izzy usou esse site e pra ele deu super certo). O site que mais funcionou para mim foi o FreeRoms, mas você pode escolher qualquer outro site que você já conheça e goste.
Aí você busca pelo jogo que você quiser (no meu caso é qualquer um do Mario, Zelda, e claro, Pokémon) e clica para baixar.

 

Passo 4

Depois que você baixou, ele vai abrir uma página (igual a da imagem a seguir) e você vai ter que abrir o arquivo no app do emulador (GBA4iOS).
Dica de quem errou uma vez: CLIQUE EM ABRIR COM O APLICATIVO.
Eu baixei uma vez e não mandei abrir com o aplicativo, conclusão: ele não salvou o arquivo e tive que baixar de novo.

GBA 03
imagem: hbdia

Passo 5

Abra o app e vá jogar seus joguinhos!
Sim, só isso.
Normalmente essas “gambiarras” são sempre chatas de fazer e de administrar, né? E essa não, é super simples baixar e jogar os roms. O arquivo roda normalmente, NÃO É LERDO (também não é the flash), e dá pra salvar o jogo. Sim, como se você estivesse jogando no seu próprio computador.

FIM.

Agora escreva a sua carta de afastamento social.
Dicas de jogos legais? Deixe aqui nos comentários pra galera se basear nas suas sugestões.
O que não pode faltar são os tradicionais Pokémon, Super Mario, Zelda (e eu gosto de Harvest Moon, podem me julgar, sou menininha).

Vi a dica aqui

UPDATE
– Um amigo tentou utilizar o emulador do Gameboy Color e não deu certo. Se alguém conseguir usar, conte pra gente.
– Meu irmão está utilizando o emulador do DS. Ele não abriu um rom pesado, mas abriu outro que era mais leve. O emulador é lento.
– Não encontramos um meio de acelerar o emulador

UPDATE  IMPORTANTE

O boicote já começou, então no site o cara que desenvolveu o app deixou um aviso de que para conseguir usar o app dos emuladores, seu dispositivo deve estar configurado com data até 16/07/2013. Quem quiser jogar ainda, terá que modificar a data das configurações do aparelho.

34 thoughts on “É possível: Gameboy no Iphone

  1. Não acreditooooo, eu passei minha infância jogando pokemon num Game Boy Color e era simplesmente viciado, até hoje me arrependo pacas de ter vendido ele, sério mesmo. Uma pena eu não ter um IOS, mas pra quem tem… Viciam-se

  2. Mais sera q a Apple com toda a sua frescura pode de alguma forma punir a galera q fez essa gambiarra nos seus aparelhos… Digo isso pq comprei meu iphone a pouquissimo tempo

    1. Oi Douglas, pode ficar tranquilo que a Apple não vai punir os usuários. O máximo que pode acontecer é punir o fornecedor, mas mesmo assim, acredito que a única punição que eles aplicariam seria excluir a conta dele da apple e apagar o aplicativo.

  3. KKKKKKKKKKK JA JOGO NO MEU GALAXY S DUOS KKKKKKK MUITO DAHORA ja salvei pokemon Ruby da pra joga super nintendo e play 1 tambem

    1. Às vezes ele dá um “bug” na imagem (pisca uma faixa pequena branca) mas é super rápido pra voltar ao normal, é só uma piscadinha mesmo. Eu jogo sem som, então não sei te responder quanto a isso agora. Posso jogar um pouco com som e depois te conto (:

  4. Nossa cara, muito muito bom! Instalei aqui e funcionou de boa, no começo até achei que era alguma trolada, porque faz tempo que queria um emulador sem precisar de jail. O único “porém” que percebi na room que baixei (pokemon red pro gameboy advanced) é que o som ele dá umas picotadas, como se desse umas falhas de vez em quando. Mas até ai é de boa :)

    1. O som do jogo me irrita quando ouço por muito tempo, por isso jogo sem som (:
      Acho que é uma boa também já que você é o segundo a apontar que dá travadinhas no som

    1. Oi Augusto!
      Vi algumas pessoas comentando a mesma coisa no site o qual eu conheci esse aplicativo. Elas falaram que continuaram tentando (foi na insistência mesmo) e uma hora deu certo!!
      Não desiste (:

  5. não consigo baixar. sempre da erro já tentei tanto o GB color como o advance [o aplicativo não pode ser transferido, tente mais tarde.] :/

    1. Vi pessoas que comentaram ter acontecido a mesma coisa, mas elas insistiram em tentar o download e uma hora foi! É questão de insistência mesmo. Acho normal acontecer isso porque não é um aplicativo desenvolvido pela Apple, é uma “gambiarra” bem feita.

  6. Ae …o meu gba parou de abrir hj…aconteceu alguma coisa será?
    eu tava jogando ele normal..mas daí agora a noite fui tentar abrir…e ele parece q vai abrir mas num abre porcaria nenhuma…aconteceu isso com mais alguem?

  7. Olha, eu tentei insistir bastante, eu tentei em um iphone 4, em um 4s, num 5 e num ipad 2, nenhum deles foi, todos disseram que n dava pra transferir e olha que eu tentei bastante, tarde demais.

    1. Que estranho, Nick!
      Meu irmão tem um 4 e conseguiu. Eu baixei no meu 4s e no meu ipad 2 e também deu certo…
      você está com aquela “gambiarra”do IOS 7 ou ainda está com o 6?

    1. Nick, pelo o que me falaram, o Iphone deve estar configurado para até o dia 16/07, e aí o app funciona.
      A informação foi adicionada no próprio site em que fazemos o download do app

  8. Pedro, comigo foi exatamente a mesma coisa! Detalhe q tentei reinstalar e agora da aquele problema de que não eh possível transferir…. Muito de bode!

    1. Oi Leandro, o Iphone deve estar configurado para até o dia 16/07, e aí o app funciona.
      A informação foi adicionada no próprio site em que fazemos o download do app

  9. Ótima explicação, assim como o aplicativo. Mas gostaria de saber se o jogo fica mais rápido que o normal mesmo, e se isso for um problema, como concertar para ficar na velocidade normal.

    1. Oi Leonardo,
      O jogo fica um pouquinho mais rápido sim, mas se o seu estiver rápido demais daquele jeito que fica quase impossível de dominar o controle do personagem, sugiro que delete o rom e baixe outro em outro site.
      Pode ser uma questão apenas do rom e não do programa em si.
      Me avise qualquer coisa para eu ver o que mais poderia ser, ok?
      Abraço!

    1. Oi Lucas,

      Acho que não tem nenhuma integração de amigos no jogo.
      Lembra que no emulador do computador não funcionava? Acho que esse não funciona também.
      Mas seria MUITO legal, né? imagina?!?!?!
      Mas se a Apple já quis cortar o emulado por si só, imagina ainda se ele tivesse integração? hahaha

  10. Oi, então, eu instalei o GBA4ios, mas ele ficou nesse modo de tentar novamente e fui apertando e tudo, mas não funcionou. O que acontece, agora ele nem desinstala. Fica sem o X do lado do app pra desinstaalar. Estou tentando outro emulador que chama Provenance, falaram que quem tem Iphone atualizado com mais de 8.1 funcionava. Mas queria retirar o gba, de toda forma. alguma dica?

    1. Oi Brena,
      Ainda não testei o Provenance, será que é bom?
      O GBA4ios realmente está sendo “boicotado” pela apple. Mas aqui no meu celular ele apagou normalmente.
      Tente deletar o aplicativo pelas configurações do Iphone, não apenas no X. É mais efetivo e dificilmente irá falhar!
      Abraço!

Deixe uma resposta