Dicas para se exercitar em dias frios

O inverno já está com tudo e, com isso, hoje já está difícil de sair da cama por causa do frio. E dias como esses irão ser mais frequentes tornando impossível de sair do quentinho da sua cama/casa (home office pá nóis).

Sabemos que normalmente já é difícil ter disposição para acordar de manhã e ir malhar, também é difícil chegar em casa depois do trabalho e sair novamente para ir para a academia. E isso tudo ainda piora 130% (com margem de erro de 90% para mais) nos dias frios.
No começo do ano, o Homem com H fez um post para te incentivar a pegar firme naquela velha promessa de todo ano novo: malhar para emagrecer ou para tonificar os músculos. Por falar nisso, como anda a malhação por aí?

O post de hoje é mais um incentivo do Homem com H para você se manter firme na malhação, afinal, além de faltar disposição para se exercitar, o frio dá uma vontade incontrolável de comer besteiras.

Especialistas confirmam que as baixas temperaturas são favoráveis para a prática de exercícios físicos, pois o corpo queima 30% a mais de calorias do que em períodos de calor, porém é necessário triplicar os cuidados, já que os mesmos exercícios possuem resultados diferentes com o frio.
O frio cobra um pouco mais de energia do corpo quando estamos nos exercitando e, por isso, o coração também trabalha mais para praticar os mesmos exercícios que você pratica normalmente.

 

exercitar no frio

 

O aconselhável é que antes de qualquer exercício físico no frio, pratique um bom aquecimento de 10 ou 15 minutos e alongamento. Isso evita lesões e melhora a performance na hora de praticar os exercícios mais pesados como corrida, exercícios aeróbicos e musculação com grandes pesos. Durante o aquecimento, use um agasalho leve. A sensação de tempo gelado passará logo quando o seu corpo se aquecer. Lembre-se de tirar o agasalho quando for praticar um exercício mais intenso, porque nesse tipo de exercício o agasalho pode aquecer de mais o seu corpo e causando desidratação intensa. A roupa utilizada para praticar exercícios deve ser leve e confortável, assim como em qualquer outra estação do ano.

Para vencer o frio, prefira se exercitar em ambientes fechados como academia, por exemplo. Correr ao ar livre é sempre mais prazeroso, mas com o frio, a coragem de ir para uma academia ao invés de um parque é bem maior. Isso fará com que você tenha menos desculpas para você mesmo na hora de procurar motivos para não ir malhar.

Ao terminar de se exercitar, troque de roupa o mais rápido possível. Como sua mãe diz desde que você era pequeno, não fique com roupas molhadas (nesse caso, de suor) no vento gelado. Se não tiver como trocar de roupa, coloque um agasalho. É importante manter a temperatura corporal e deixar que ela abaixe naturalmente.

Apesar do frio nos dar aquela vontade louca de comer a toda hora e sem parar, é importante manter uma alimentação balanceada. Setiver vontade de tomar aquele puut* chocolate quente, tente trocá-lo por um chá que também é uma bebida quente, só que muito menos calórica. Coma bastante proteína, pois além de serem favoráveis para a prática esportiva, elas também aquecem o corpo.

Deixe uma resposta