Escalada

Cansado da monotonia da musculação? Então aqui vai uma dica de um esporte que se torna quase um treino de musculação, sendo mais dinâmico, interativo e desafiador. Hoje em dia em algumas academias já existe um muro de escalada. Para iniciantes é a melhor alternativa, pois você além de ter a ajuda de um professor ainda utiliza o material de segurança adequado.

escalada

Porém, como não é tão comum existirem academias onde você possa praticar escalada, um bom lugar pra começar é na casa de pedra.

Conheça algumas das principais modalidades da escalada:

Escalada esportiva: São utilizadas paredes que variam de20 a60 metros. Por ser uma atividade segura, a grande preocupação do escalador é o seu desempenho. Isso porque na escalada esportiva, são utilizadas vias simples e de fácil acesso. Porém, isso exige que o escalador tenha que ser mais preciso nos seus movimentos.

Escalada esportiva

Escalada Indoor: é uma simulação da escalada em rocha, na qual o praticante utiliza agarras, ou algum outro objeto que simule as pedras encontradas na escalada de montanhas. O fato do esporte não ser praticado em montanhas, colabora para que o risco de acidentes seja muito menor, por esse motivo, para iniciantes é uma excelente alternativa. As dificuldades também vão depender da parede, pois algumas requerem maior esforço físico e outras, mais técnica.

Escalada indoor

Escalada Big Wall: Atividade é feita em grupo. Para executá-la, você deve ter bastante prática em escalada ou montanhismo. Isso porque, exige conhecimento de algumas técnicas de escalada livre e artificial. E por ser uma modalidade de longa duração, pode se estender por vários dias, fazendo que o grupo tenha que dormir ancorado na parede.

Escalada Big Wall

Escalada Alpina: Outra atividade que é somente feita pelos “experientes”. Sendo realizada por grupos, em regiões de gelo e neve. As técnicas utilizadas são as do Big Wall, escalada no gelo e neve. Para realizá-la é necessário levar em consideração o aspecto meteorológico, que por muitas vezes é inóspito e desagradável. O uso da logística e dos equipamentos adequados, também é muito importância, afim de que essa prática esportiva não se torne um pesadelo.

escalada na neve

Como dá para perceber, a modalidade mais indicada para um iniciante é a escalada indoor ou a esportiva, e realmente são um exercício e tanto. Quem nunca praticou, vale à pena tentar!

 

Deixe uma resposta