Não crie expectativas… Nunca.

“Nunca diga nunca”, mas eu te digo: Não crie expectativas nunca, seja na sua vida amorosa, vida social, vida profissional e na vida geral.

Expectativas são – em sua maioria – atrativos para se decepcionar.

Infelizmente nem tudo é como a gente quer ou espera que seja. E, se com as coisas já é assim, imagine então com as pessoas. Pessoas agem de acordo com seus instintos, são ações e reações, e dificilmente saberemos o que elas irão fazer a seguir. O que sabemos é sobre nós (e olhe lá ainda por cima).

não crie expectativas

Pense cá comigo: Se você não tiver expectativas, o máximo que pode acontecer é você se surpreender com as coisas.
Tendo expectativa você só tem dois caminhos: ou ela será superada – o que acontece raramente, mas quando acontece é muito bom – ou ela será uma grande decepção. E decepções não são nem um pouco boas.

Decepções estragam muitas coisas e, normalmente, o estrago é irreparável.
Que atira a primeira pedra quem nunca comprou um doce (ou uma comida) que parecia muito, mas muito gostoso e depois que comeu descobriu que era ruim? Pois é, e você comprou de novo?
Então, é mais ou menos isso que eu quero que você entenda. Só que ao invés de comida, pense nas pessoas. Não, você não vai comer as pessoas.

Vamos a mais um exemplo: Você tratou a menina super bem, disse coisas maravilhosas e tal, e  ficou esperando o mesmo tratamento por parte dela. E aí o que acontece? Ela te trata mal, é super seca, lê a mensagem do facebook e não responde (ódio mortal), etc. E então… decepção!
Se você tratasse ela bem, não esperasse nada dela, e ela te tratasse “mal”, beleza, dane-se, mina besta. Agora, se ela viesse super fofa falar com você, trocar a maior ideia, seria surpreendente, seria muito legal, porque você não tava esperando por isso.

Nesse ponto temos outra coisa a ressaltar: não trate uma pessoa (homem ou mulher) bem esperando ser tratado bem também. Trate bem as outras pessoas porque você é um cara legal (eu espero). Sem lição de moral, porque não estou aqui para isso, mas sim, trate bem até aqueles os quais seu desejo interno é enfiar seu dedo no olho deles.

Ser surpreendido é melhor do que ser decepcionado. Aquele mesmo amigo meu que estava bestamente apaixonado (comentei nesse post aqui) estava criando expectativas demais na menina que ele estava correndo atrás. Ele deu flores para ela, mudou de gosto musical, passou até a se vestir diferente, achando que ela iria retribuir as investidas dele, do tipo “tenho que fazer assim porque ela vai acabar fazendo isso”. E claro que ela nunca acabou fazendo nada do que ele ficava esperando que ela iria fazer.
Um ps* para acabar essa história do meu amigo: no fim das contas nada do que ele fez adiantou, ela colocou ele na eterna “friendzone” e voltou com o ex dela (mas claaaro que ela ainda vai no facebook dele e escreve “lembrei de você outro dia” – tema para outro post).

Evite ao máximo criar expectativas.
Sei que disse no começo do post “nunca crie”, mas a gente sabe que isso é impossível.

Fiquem com a sabedoria da nossa querida Irmã Zuleide:

Captura de tela 2013-05-10 às 09.07.12

8 thoughts on “Não crie expectativas… Nunca.

  1. Esse post falou comigo, percebo que ultimamente é o que mais estou fazendo, e querendo ou não, estou agindo de forma errada. Sou muito sonhador em relação a isto, devo parar mais com isso, porque sempre acontece da forma que eu não esperava.

  2. e bem interessante por que estou vivendo exatamente isso de nao criar expectativas,em cima dos outros tipo amizades e relacionamento.como eu ja desisti nao espero mais nada de ninguem!! parece frio o que disse mas aprendi que e melhor uma verdade amarga que uma mentira doce!!

  3. Creio ser dispensável colocar o significado de expectativa. Naturalmente, se o individuo for razoavel ele irá criar expectativas que sejam realistas e condizentes a situação. Tal expectativa será inclusive benefica em auxiliar na projeção de uma ação futura, um planejamento vindouro. A decepção vem de almejos irreais que não expressam a verdade, então há que se ponderar para se ter o bom senso de criar uma expectativa que reflita um cenário possivel e real. Uma expectativa só é frustrante quando expressa um anseio irreal, maravilhado e sem fundamentos, unicamente como expressão de sentimentalismo. Neste cenário, quando tal expectativa não for atingida, haverá sim frustração e decepção. Se voce espera “com os pés no chão”, saberá muito bem onde ir, e se cair, o tombo não será impactante. Se você espera “com a cabeça nas nuvens”, bem, quanto mais alto, mais feio o tombo. O medo de errar também pode ser considerado um ponto negativo, de alguem que não quer falhar justamente por ser fraco demais para lidar com o fracasso, então não enfrenta, apenas corre e se esconde. “O único jeito de não errar é sendo medíocre. Você pode se sentir seguro assim, mas na verdade não há segurança na mediocridade. Não adianta não jogar para não perder. Ser criativo é ser corajoso. É melhor jogar e perder, porque não fazer nada é perder na certa”, Alain de Botton se não me falha a memória; outra boa é “” O unico jeito de não errar é nunca tentar, porém nunca tentar seria o maior erro” Confucio, creio. Criar expectativas não significa criar sonhos inatingiveis. Uma pessoa que se nega a ter expectativas é uma pessoa que não quer se ferir justamente por não ter forças para enfrentar, então não luta. Então sê forte e crie sim expectativas, mas expectativas reais, ai voce não terá problemas.

  4. No aqui no blog. Poxa… que post dá hora. Muito bem colocado mesmo. Valeu pela palavra de HOMEM, e mostrando que nos não somos todos esses cafajestes (apesar que é bom tem um pouco) que muitas pensam (mas gostam). Criar expectativas não só com mulheres, mas nos estudos, trabalho, amizades e coisas similares é algo que deve cuidar. Vlw. Abraçao!

  5. Sinceramente, um dos posts mais fora da realidade que existe. Um ser humano que nao tem expectativas, nao falo de expectativas com mulheres, essas aprendemos a nao ter cedo mas com a VIDA. Imagine se voce tem uma otima oportunidade no emprego que sempre quis, na cidade sonhada, no salario desejado COMO NAO CRIAR EXPECTATIVAS??? nA BOA voce deve ter sei lá uma mente cauterizada, um cara sem sentimentos frio como aco em outras palavras voce é um ser robotico.
    Seres humanos tem expectativas e sempre terao pois eles tem sentimentos e nao é isso que o fará fracassar, outros fatores poderao faze-lo fracassar mas ter expectativa de sucesso é o que nos move.
    Esse texto nao se aplica na realidade, nao sou adolescente tenho mais de 30 anos e ainda tenho varias expectativas e continuarei tendo pois isso nao se controla. Nao existe o switch on off da expectativa vao dar esses conselhos pra moleques.

Deixe uma resposta