Desintoxicação pós-festas

Nessa época do ano, nós comemos muito (e bebemos também, afinal somos filhos de Deus). O resultado é sensação de inchaço, kilos a mais, espinhas, dentre outras coisas que nós não queremos de jeito nenhum, ainda mais no verão, quando nosso corpo fica mais exposto.

E isso não é papo de mulherzinha não, amigos! Homens também tem que se cuidar, se preocupar com o corpo, com a pele e, principalmente, com a SAÚDE! Exagerar de vez em quando é normal e até necessário, mas temos sempre que fazer uma desintoxicação depois.

O post de hoje traz algumas dicas para desintoxicar o organismo de todas as comidas e bebidas que ingerimos em excesso no natal. As dicas podem ser seguidas nessa semana entre o natal e o ano novo, para poder comer e beber de novo sem culpa no reveillon. Aí, após o reveillon, é bom seguir as dicas de novo! E sempre que sentir que exagerou, pode seguir essas dicas para limpar o corpo… Vale fazer no pós-carnaval, pós-aniversário do priminho mais novo que você se encheu de salgadinhos, pós-casamento que você bebeu além da conta para comemorar, enfim, sempre que sentir necessidade!

Lembrando que eu não sou nutricionista e que em caso de dúvidas, é sempre recomendado consultar um profissional!
As dicas que eu dou aqui são baseadas na minha própria experiência, em coisas que eu costumo fazer, em matérias que eu leio em revistas, etc. Mas são dicas bem básicas e até bobinhas, que provavelmente todo mundo pode seguir!

Chega de bla-bla-bla, vamos ao que interessa!

Beba água
É recomendado beber cerca de 2 litros de água todos os dias. SEMPRE! Se você não tem esse costume, siga-o pelo menos em dias que exagerou na comida e/ou bebida, pois a água ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Inclusive, é recomendado beber água entre um copo e outro de cerveja (ou outra bebida alcoólica).  Nutricionistas dizem que isso ajuda a manter o corpo hidratado, elimina mais rápido o álcool do organismo e ainda ajuda a não ter tanta ressaca no dia seguinte.

água


Beba chá

Sem açúcar, hein? Se não gostar sem açúcar, coloque um pouquinho de adoçante. Mas não coloque açúcar, para poupar calorias. Tomar chá sem açúcar é uma questão de costume, digo isso por experiência própria. Antigamente, eu odiava chá sem açúcar. Depois, de tanto ver minha mãe tomando, acabei experimentando algumas vezes até me acostumar… Agora não tomo mais chá adoçado, nem com adoçante! Gosto do cheiro e do sabor natural dos diferentes tipos de chás. Segredo: Tomo todos os dias uma xícara de chá antes de dormir! Se o clima está frio, tomo quente. Se está calor, coloco na geladeira e tomo geladinho!
O legal dos chás é que eles desempenham algumas funções no nosso organismo. Pelo menos é o que dizem, né?! Por exemplo, o chá de camomila acalma e melhora o sono, o chá mate é bom para ser tomado de manhã, pois dá ânimo e acelera o metabolismo. Os chás que auxiliam na digestão e na desintoxicação são o chá verde, o chá de erva cidreira, o chá de boldo, o chá de hortelã, dentre outros.

chá


Beba sucos naturais
Substitua os refrigerantes e bebidas alcoólicas por sucos naturais. E que tal substituir aquele lanche da tarde regado a muitos pães e frios por um suco nutritivo? Ou até mesmo uma vitamina, misturando frutas com leite, aveia, sementes de linhaça… Se estiver com muita fome, vale acompanhar o suco ou vitamina com um lanchinho de pão integral com queijo branco, peito de peru ou algo do tipo, afinal, a intenção não é passar fome e sim desintoxicar o organismo de todas as gorduras e toxinas que ingerimos. Misturar legumes e folhas no suco também é uma boa pedida. Já experimentaram suco de laranja com cenoura? É muito bom!!! E suco de couve com limão? Esse eu nunca experimentei… Parece estranho, mas não custa experimentar!

sucos


Coma salada

Se você comer um prato de salada antes do almoço ou janta, você ficará com menos fome na hora da comida propriamente dita e, consequentemente, comerá menos, poupando calorias e evitando de atacar coisas gordurosas. Essa também é uma prática boa para ser feita sempre, o ano todo, mas se você é como eu, que odeia salada (só como misturada com a comida, para disfarçar o gosto), faça pelo menos nessa época de detox! Outra dica é fazer uma salada mais “pesada” e substituir uma refeição por ela… Você pode incrementar sua salada com pedacinhos de croutons (que é tipo uma torrada em cubinhos bem pequenos), um filé de frango grelhado ou um molho diferente (mas não exagere nos molhos, geralmente são bastante calóricos e alguns até gordurosos).

salada-croutons


Não deixe de praticar exercícios físicos

Não é novidade para ninguém que exercícios fazem super bem para a saúde e ajudam a manter o corpo em dia. Nessa época de final de ano é mais difícil praticarmos, porque geralmente estamos viajando, estamos longe da academia e, pra falar o português bem claro, estamos com muita preguiça! Mas faça um esforço e não deixe de se exercitar, mesmo que seja um exercício leve, como uma caminhada na praia. Se movimentar faz com que o metabolismo acelere e o corpo elimine toxinas com mais facilidade, além de queimar calorias indesejáveis.
caminhada praia

É isso, meninos! Fáceis as dicas, né?
Espero que sejam úteis para vocês!

5 thoughts on “Desintoxicação pós-festas

  1. Gostei do post, estou precisando melhorar a aparência porque percebi que também prefiro mulheres de boa aparência, e para ter uma comigo sem precisar se esforçar muito,ou arrumar uma interesseira,com certeza é seguindo á essas dicas. Não sou feio nem nada , mas se quero o melhor, e não o mais ou menos, tenho que ser o melhor também haha. Beijo gatxinhas.

Deixe uma resposta