Os Principais Benefícios da Caminhada

Você tem o costume de caminhar? Se você mora em São Paulo, Rio de Janeiro, ou outras grandes capitais, o dia-a-dia e a correria de cidades frenéticas fazem com que muitas pessoas realizem caminhadas, mesmo sem perceber.

A prática da caminhada é muito simples, porém completa (inclui exercícios aeróbicos e musculares), pode ser executada em inúmeros lugares e traz grandes benefícios se feita corretamente.

No entanto, é interessante ressaltar, que a caminhada deve ser encarada como exercício físico, não apenas como um passeio de fim de semana. Então, se simples cuidados forem tomados, os resultados com certeza aparecerão.  Cuidados como: utilizar roupa confortável, tênis adequado, uma boa hidratação durante a atividade (água, isotônico), além de manter uma alimentação balanceada.

Uma boa caminhada proporciona diversos benéficos como:

1 – Se realizada de 20 a 60 minutos no mínimo 3 vezes por semana, a caminhada melhora a circulação, colabora na perda de peso, atua no controle do colesterol, reduz o risco de diabetes, além de proporcionar uma diminuição da ansiedade e do estresse.

2 – Combate a osteoporose – Uma boa maneira de fortalecer os ossos é caminhando. Uma movimentação de todo o esqueleto durante o exercício, aumenta a quantidade de estímulos elétricos nos nossos ossos. Isso significa, ossos mais fortes e resistentes, coibindo assim, diversas doenças ósseas.

3 – Aumento da saúde cerebral – uma boa atividade física, além de proporcionar benefícios físicos, e nos manter longe de algumas doenças, também pode retardar o envelhecimento, reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção. Em outras palavras, caminhar ajuda a manter nosso cérebro ativo, independente da idade.

4 – Sensação de bem estar – O simples fato de caminhar em alguma área verde, algum parque, já colabora com grande intensidade para a saúde mental. Apesar de não ser fácil conciliar nossa rotina com uma caminhada em algum parque, jardim… É importante fazer essa união de atividade física e natureza, mesmo que não seja sempre e por muito tempo.

5- Auxilia na melhora da qualidade do sono –  Uma caminhada durante o dia faz com que nosso corpo produza substancias estimulantes, como por exemplo, a adrenalina. Tal substancia deixa o corpo mais disposto nas horas seguintes ao exercício, fazendo com que nosso corpo esteja mais relaxado na hora de dormir.

6 – Controla a vontade de comer – A prática dessa atividade pode atuar diminuindo a vontade de comer. Isso porque, uma caminhada intensa libera endorfina, que além de controlar o estresse, ainda relaxa, sendo esse, um dos principais motivos que fazem com que as pessoas comam compulsivamente, mesmo quando não estão com fome.

Uma boa caminhada além de não exigir muito esforço, ainda pode nos trazer um grande retorno, por isso, se você se considera sedentário para corrida ou outras atividades físicas, uma boa alternativa é a caminhada, que além de cansar menos ainda traz bons resultados. Afinal, estaremos fazendo o que sempre fazemos, só que com o traje adequado.

Deixe uma resposta