É possível continuar queimando calorias, depois de terminar a atividade física?

Você já pensou se fosse possível queimar colorias mesmo depois do treino? Quando você já estivesse em repouso… Isso é possível sim!Ciclista pedalando

Quando você pratica algum exercício onde a utilização de oxigênio é muito intensa, isso faz com que o metabolismo acelere muito, então, mesmo depois de o seu corpo já estar em repouso, o seu metabolismo vai continuar acelerado por algum tempo. Isso se da o nome de EPOC “excess post excersise oxygen consumption, ou a tradução, “consumo excessivo de oxigênio após o exercício”.

Durante o EPOC, o gasto calórico pode até manter-se 10 a 15% acima do normal, mesmo quando estamos em repouso. No entanto, não é qualquer exercício que ajuda a aumentar o metabolismo de modo mais eficaz.

Alguns exercícios ajudam a acelerar o metabolismo, mas não significa que você atingirá o EPOC toda vez que fizer um exercício intenso. A questão de qual combinação de exercícios potencializa o EPOC ainda está sendo muito discutida, mas ainda sem nenhuma conclusão definitiva. No entanto, é recomendado pela American College of Sports Medicine (ACSM), que toda população procure realizar de 20 a 60 minutos de exercícios aeróbios de 3 a 5 dias por semana. Também sendo importante complementar com um treinamento de resistência de 2 a 3 vezes por semana.

Realizar essas atividades propostas pela ACSM pode parecer impossível pelo dia-a-dia corrido que vivemos, mas se pararmos para pensar, o que são 20 minutos em um dia de 24 horas? Atividades como: corrida, caminhada, natação, dança de salão, bicicleta são algumas atividades aeróbicas que podem ser realizadas e trazem diversos benefícios a saúde.

Algumas atividades físicas que aceleram o metabolismo, e que são importantes formas para atingir o EPOC são:

Corrida

– Bicicleta

– Musculação

– Artes Marciais

– Dança

– Power Jump

– Tênis

Squash

Deixe uma resposta