Cervejinha após o futebol é recomendada ou não?

Com o calor que tem feito ultimamente  ficam mais possíveis aquelas “peladas” de fim de dia, ou até nos final de semana. Enquanto o jogo está rolando, todos se hidratam com água, isotônicos etc… Mas quando o jogo termina, todos abandonam a água, e partem para cerveja. Muitos esperam essa oportunidade para contar as novidades, falar sobre o desempenho na “pelada”, xingar os jogadores do seu time, entre outras assuntos.

Agora fica a pergunta: o consumo de cerveja após a prática esportiva é recomendado?

Infelizmente, a resposta é não! Isso porque já perdemos muita água durante o jogo, e ao beber cerveja estariamos perdendo ainda mais líquido do nosso organismo. Isso ocorre porque o álcool da cerveja estimula a atividade renal a eliminar água.

Durante o jogo, para mantermos a temperatura do nosso corpo equilibrada, nosso organismo perde água através da sudorose (suor). Isso significa que ao final da partida, nosso corpo terá muito menos água do que tinha antes do jogo iniciar. Então, o consumo de qualquer bebida alcóolica logo após o esforço físico pode causar um mal estar, ou algo mais grave, relacionado a funcionalidade do sistema cardiovascular.

O fato de não ser recomendado não quer dizer que seja proibida uma “cerva” após o futebol, mas todo cuidado é pouco. Não devemos exagerar e nem tornar regra uma excessão. E como vimos no post da semana passada, a hidratação antes, durante e depois de qualquer esforço é sempre importante. Fique atento e evite problemas posteriores.

Deixe uma resposta