A importância da Hidratação nas Atividades Físicas

Quem pratica esportes regularmente sabe qual é a importancia de uma boa hidratação, antes, durante e depois de qualquer atividade física. Durante a prática dessas atividades, nosso corpo perde muita água e alguns sais minerais pelo suor. Também perdemos líquidos através da urina e da respiração. Alguma reposição precisa ser feita, por isso dizem que é tão importante beber vários copos de água diários. O recomendado são cerca de 2,5 litros de água por dia para um adulto.

Agora vamos entender o que uma má hidratação pode causar durante os esforços físicos:

– Cansaço repentino

– Câimbras Musculares

– Lesões Musculares

– Perda de Performance

– Perda de Concentração

– Tontura

Vamos dar algumas dicas para evitar os problemas anteriores:

1- Beba cerca de 400 ml de água 2 horas antes de qualquer esforço físico mais intenso.

2-  Se você for praticar durante um tempo maior do que 60 minutos, inclua bebidas isotônicas (Gatorade, Powerade, Marathon).

3 – Ao iniciar a atividade, ingerir líquidos a cada 20 minutos, ficando sempre atento que o exagero no consumo, acaba causando uma sensação de corpo pesado, o que não é bom para a prática esportiva.

Alguns outros líquidos que podem ser ingeridos durante a prática esportiva:

– Àgua de Coco: é uma espécie de isotônico natural, além de não possuir um alto valor colórico, ainda possui um elevado teor nutricional. Uma alternativa que recupera rapidamente os sais minerais perdidos.

– Energéticos: Essas bebidas não devem ser consumidas com a finalidade de hidratação. Pois além de possuirem cafeína, também contém uma grande quantidade de açucar, o que faz com o atleta tenha mais sede. Os energéticos podem ser ingeridos, mas com a devida moderação.

Praticar esportes como sempre falamos, só traz benefícios a qualquer um. Se essa prática for feita com os devidos cuidados, os resultados vão ser muito mais expressivos. Por isso, é importante ficar atento a pequenos detalhes, que fazem uma enorme diferença aos esportistas.

Deixe uma resposta