A prática de esporte e seus benefícios para a visão

Se você pensa que a atividade física é benéfica para o coração, para manter a forma, elevar a auto estima, está certo. Mas ela , se bem orientada, é capaz de muito mais do que se imagina. Saiu ume reportagem na Revista Saúde, mês de janeiro/2012, que aborda o esporte em prol do olhar.

A visão é muito importante na prática de esportes que exigem reflexos rápidos. Por exemplo, em um jogo de volei, você usa a visão tanto para saber onde está a bola, como também, onde estão seus companheiros e adversários. A fisiologista Jennifer Yip, da universidade de Cambridge, fez um estudo que revelou que manter-se ativo esportivamente ao longo da vida protege contra o risco do glaucoma.

Muitos oftalmologistas acreditam que a musculação não seria positiva para a visão pois a prática da mesma alavancaria a pressão intraocular. Para tirar essa história a fundo, Marcelo Conte da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, depois de monitorar um grupo de malhadores, chegou a conclusão que incidência do problema seria amenizada com a prática de exercícios físicos e não agravada, como se especulavam. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre esse assunto.

A dica para os malhadores que não querem correr o risco de ter um problema posterior é não carregar um peso insuportável por poucas vezes, e sim investir  em diversas repetições com uma carga adequada, que vai aumentando aos poucos. Isso porque quanto maior a exigência física, maior a pressão intraocular.

A prática de esportes não é só importante para evitar a glaucoma. É possível prevenir cataratas e degeneração macular, através de caminhadas ou pedaladas.

Uma outra dica: podemos deixar nossa visão mais eficiente, ou seja, aprendendo a utiliza-la melhor se praticarmos esportes que exigem reflexos rápidos. Exemplo: Esgrima, Squash, tênis, futebol entre outros.

Deixe uma resposta