Dicas básicas de bons modos à mesa

Não há época melhor do que essa para falar sobre bons modos à mesa, afinal, as festas de final de ano estão chegando e com elas muitos jantares. Porém não é só em festas que se deve ter bons modos à mesa. É sempre bom ter esse conhecimento para um eventual jantar na casa dos pais da namorada ou até um eventual jantar com o chefe. Quem sabe se portar à mesa sempre se sobressai e passa a imagem de uma pessoa educada.
Claro que não precisamos seguir regras de bons modos à mesa todos os dias. No dia-a-dia, quando estamos em nossa casa, podemos comer corcundas sentados no sofá e mastigar de boca aberta (risos!).

Bom, vamos às dicas!

Os talheres:
* O talher vai até a boca, não a cabeça até o talher.
* Tudo que vai à boca com o talher, volta para o prato com o talher (por exemplo espinhas de peixe) e tudo que vai à boca com a mão, volta ao prato com a mão (por exemplo caroço de azeitona ou de uva).
* Durante o jantar, sempre que quiser descansar os talheres (para se servir, para conversar, etc), coloque-os um de cada lado do prato, sendo a faca do lado esquerdo e o garfo do lado direito (imagem 1). Se a comida não estiver na mesa e você precisar se levantar para se servir, coloque o garfo e a faca na mesa, sobre o aparador (“jogo americano”) ou sobre um gardanapo, deixando o garfo em baixo e a faca entre seus dentes (imagem 2).


* Quando estiver satisfeito, apoie os talheres sobre o lado direito do prato, sempre deixando-os paralelos (imagem 3).

O Guardanapo:
* Deixe-o estendido colo, pegue-o quando precisar limpar a boca e depois volte-o no colo.
* Antes de levar o copo à boca, limpe a boca no guardanapo para que o copo não fique com marcas de gordura ou pedacinhos de comida (eca!).
* Se precisar sair da mesa durante a refeição, para ir ao banheiro por exemplo, deixe o guardanapo ao lado esquerdo do prato.
* Quando acabar de comer, não coloque o guardanapo amassado dentro do prato. Dobre-o e deixe-o ao lado esquerdo do prato.

As mãos e os braços:
* Apoiar os antebraços (entre os pulsos e os cotovelos) na borda da mesa.
* Não apoiar os cotovelos na mesa.
* Mantenha os cotovelos próximos ao corpo, para não cutucar nem tirar o espaço do vizinho.

Outras dicas:
* Sente-se com postura ereta.
* Não seja o primeiro a se sentar na mesa e muito menos o primeiro a se servir.
* Não palite os dentes à mesa e muito menos utilize os dedos para retirar qualquer resíduo da boca. Se alguma comida enroscar nos dentes, vá discretamente ao banheiro para remove-la.
* Se a comida não estiver na mesa e sim em um buffet, ou seja, em uma mesa separada ou algum outro local apropriado, no caminho até lá segure o prato na horizontal com as duas mãos. Nunca coloque-o embaixo do braço ou segure-o pendurado na vertical.
* Procurar dar atenção a todos que estão jantando com você. Se estiver contando um fato para todos que estão na mesa, não foque o olhar apenas para uma pessoa. Olhe para todos. Isso é um sinal de gentileza e boa educação.
* Se durante o jantar chegar mais um convidado, levante-se para cumprimentá-lo. Especialmente se a pessoa que chegou for uma mulher.
* Não fale alto demais.
* Jamais fale de boca cheia. E muito menos coloque a mão na frente da boca para falar de boca cheia.
* Quando acabar de jantar e alguém te oferecer mais comida, responda “não, obrigado, estou satisfeito”, nunca “estou cheio”, “não aguento mais”, “estou lotado”, etc.
* Não empurre seu prato ao acabar de jantar.
* Sempre peça licença ao sair da mesa. Não avise que está indo ao banheiro, ninguém precisa saber.

Essas regrinhas são bem básicas e nada difíceis de seguir. Lembrem-se: boa educação nunca é demais!

Fonte das imagens: jvwayoflife.blogspot.com

3 thoughts on “Dicas básicas de bons modos à mesa

    1. Oi Luciano,
      De forma gentil, diga que a comida está muito boa e que gostaria de repetir o prato.
      Ao invés de dizer “ainda não estou satisfeito”, elogie a comida e repita o prato.

Deixe uma resposta