Esgrima – Conheça e Pratique

Um esporte que poucos conhecem e praticam, mas vale a pena conhecer e quem sabe até praticar é a esgrima.

A esgrima é um esporte de combate entre dois atletas, ambos utilizam armas brancas (Espada, Sabre ou Florete), o objetivo é tocar o adversário evitando ser tocado por ele. Exige muita concentração, técnica, inteligência para se esquivar  e saber a hora certa de atacar.

Pode ser praticado em todas as idades, sendo muito interessante principalmente para as crianças por desenvolver reflexos, velocidade, e coordenação.

A modalidade está presente nas olimpíadas desde 1896, sendo que as armas utilizadas são as três citadas, cada uma possuindo uma regra diferente.

Espada – Utilizando a espada é permitido toques em qualquer parte do corpo, sendo que o primeiro atleta a tocar o corpo do outro marca ponto. Somente o toque com a ponta da espada é considerado válido. O colete é dispensado, pois todos os toques são válidos.

Florete – Esta modalidade exige mais precisão nos toques, isso porque só são válidos toques no tronco, excluindo os braços. Utiliza-se um colete metálico, para distinguir a parte do corpo válida da parte não válida.

Sabre – Esta arma protege mais a mão, pois são válidos golpes de ponta de lâmina, e também qualquer outra parte. O esgrimista só pontua se tocar no tronco, braços ou cabeça do adversário. Nesta modalidade não se utiliza o colete de proteção e sim um casaco.

Agora que você já conhece o esporte e algumas regras básicas, que tal inovar nas práticas esportivas e fazer uma aula experimental de esgrima para ver se gosta!?

One thought on “Esgrima – Conheça e Pratique

Deixe uma resposta