Atletas de Fim de Semana

Você é daquelas pessoas que dificilmente arrumam tempo para fazer uma atividade física durante a semana? Prefere então fazer exercícios nos fins de semana? Aqui vão algumas dicas aos atletas de fim de semana.

Se a atividade escolhida for leve como por exemplo, caminhada, alongamentos, ou outros esportes que não exijam tanto suor para serem realizados, dificilmente você irá se deparar com complicações.

Agora, quando a escolha nos finais de semana, é por exercícios com alta intensidade e sobrecarga fica-se mais vulnerável a lesões, além de não contribuir tanto para uma melhora no condicionamento físico. A dica de não exagerar nem ultrapassar o seu limite vai tanto para atletas de fim de semana quanto para quem, na ânsia de bons resultados, acaba se excedendo nos treinamentos.

O que acontece é que a pessoa, sabendo que durante a semana não tem tempo, acaba tentando compensar, exagerando nos fins de semana, e esse pensamento pode até ser válido, mas os resultados dizem que a probabilidade da pessoa contrair uma lesão é grande.

As principais lesões que o excesso de atividade física pode causar são:

Tendinite: Uma inflamação no tendão. Normalmente quem se lesiona são aqueles que fazem um esforço muito repetitivo, como por exemplo tenistas.

Entorse: Uma lesão articular que ocorre quando o movimento numa articulação excede a amplitude normal desse movimento, desse modo à um deslocamento da articulação.

Luxação: Já a luxação ocorre quando a um deslocamento das partes ósseas em uma superfície articular. O ombro é o local onde mais ocorre as luxações.

Contusão: A contusão é uma escoriação, decorrente normalmente de pancadas e batidas. Dependendo da resistência do músculo elas podem ocorrer com mais facilidade.

Distensão muscular: A distensão é a ruptura do tecido fibroso do músculo ou ruptura de fibras musculares. É o famoso estiramento muscular, também causado por esforços muito grandes. Essa lesão ocorre com frequência nos jogadores de futebol, por exemplo.

Agora já deu pra perceber que o esforço excessivo pode acarretar inúmeras lesões. Se durante a semana, você não tenha tempo de ir a uma academia, ou fazer outro esporte, você pode então tentar correr por 30 minutos seja na esteira ou em alguma praça perto da sua casa. Esse esforço com certeza trará os resultados que você deseja, além de não fazer com que no fim de semana você exagere nos exercícios, tentando compensar a semana passada no sedentarismo.

Deixe uma resposta