Manual do Colete Jeans

Depois do Manual do Colete de Alfaiataria, aqui está o tão aguardado Manual do Colete Jeans. Espero que gostem e que as dicas sejam muito úteis para vocês!

Colete Jeans é uma das peças de roupa mais fáceis de combinar. Com ele, vale a mesma regrinha que eu já falei no manual da jaqueta de couro e no manual do colete de alfaiataria: Combina tudo, exceto roupas esportivas, bermudas de surf ou boardshorts e tênis de corrida ou de academia, como Nike Shox e seus descendentes, cheios de molas, amortecedores e afins. O Colete Jeans também não fica muito harmônico com roupas mais sociais, como blazers, calça social, sapato social. No quesito sapato social, só dá certo se for algo que fica entre o social e o casual, como Mocassins e Docksides. A única peça social que dá certo com Colete Jeans, é camisa. Fica a dica!

O que usar?
– Camisetas de todas as cores e estampas
– Camisas sociais
– Camisas xadrez (ficam lindas!)
– Calças  jeans de qualquer cor (azul, preta, bege, branca, colorida tipo Restart), corte (perna justa, perna reta, saruel, etc), lavagem (cor lisa, manchada, etc) ou estilo (com rasgos, com rebites, com zíperes ou botões chamativos, etc)
– Bermudas jeans também de qualquer cor, corte, lavagem ou estilo
– Tênis (All Star, tênis que fazem o estilo “skatista”, por exemplo Vans, dentre outros modelos casuais), sapatênis, mocassins e docksides como eu já falei, botas e coturnos, e até espadrilhas em dias de calor.

Como eu costumo dizer, imagens valem mais do que mil palavras. Então, prestem atenção nos looks abaixo, que eu selecionei para servir de inspiração para vocês. Não deixem de reparar no calçado que cada um está usando!
Os looks são bem fáceis de montar, basicamente uma camiseta, camisa social ou camisa xadrez, o colete jeans, uma calça ou bermuda jeans e um calçado, que muitas vezes faz toda a diferença no look. Por que o calçado faz a diferença? Porque ele, muitas vezes, dá a cara ao look. Por exemplo, se você colocar uma camiseta preta, um colete jeans, uma calça jeans e um dockside, o look ficará despojado porém mais arrumado, chique, porque o sapato dá essa cara ao look. Com essa roupa você poderia ir jantar ou almoçar em um restaurante, ir ao cinema ou em qualquer lugar que você queira estar mais arrumado. Agora, se você colocar a mesma roupa e substituir o dockside por um coturno ou um All Star preto, o look ficará mais rock’n’roll. Com esse look você poderia ir à um show, por exemplo. Ou sair para qualquer lugar que não exija um look muito “arrumadinho”, num dia em que você queira dar uma mudada no visual. Aprenda mais sobre looks estilo rock’n’roll clicando aqui e aqui.

Um look com colete jeans que eu gosto muito, é combinando-o com camisa xadrez. Aí vale a mesma dica do calçado que eu acabei de falar. Se você colocar uma camisa xadrez, o colete jeans, uma bermuda jeans e um All Star branco ou bege, por exemplo, o look ficará perfeito para usar durante o dia, num almoço, num passeio no shopping, num churrasco, etc. Já se você colocar uma camisa xadrez, o colete jeans, uma calça jeans e um sapatênis ou um mocassim, o look ficará incrível para sair à noite, para ir à um barzinho, uma balada, etc. Veja mais dicas de como usar camisa xadrez clicando aqui.
Looks com camiseta listrada e colete jeans também estão entre os meus preferidos (veja a última montagem).
É fácil, não é?!


O Colete Jeans também pode ser combinado com moletons, jaquetas de couro, camisetas sobrepostas por camisas, cardigãs e suéteres, seguindo a tendência da sobreposição. Mas, para isso, obviamente, tem que estar frio!
Dicas de sobreposição:
– Camiseta básica branca ou preta + Camisa xadrez + Colete Jeans
– Camiseta básica de qualquer cor + Moleton da cor que você preferir ou da cor que tiver (meus preferidos são cinza, preto e azul marinho) + Colete Jeans
– Camiseta básica de qualquer cor + Jaqueta de couro sequinha (isto é, sem muito volume) + Colete jeans (OBS: Se sua jaqueta de couro for volumosa, experimente colocar o colete por baixo dela ao invés de por cima, também fica muito legal. Vai parecer que você está com duas jaquetas!)
– Camiseta básica + Cardigã ou Suéter + Colete Jeans

Veja as sobreposições abaixo:


É importante dizer que vocês não devem se apegar em combinar a cor do colete jeans com a cor da calça ou bermuda jeans. Eles podem ser da mesma cor, mas também podem ser de cores diferentes, como azul mais claro e azul mais escuro, azul e preto, azul e branco, etc. Outra dica importante é que se você colocar uma calça ou bermuda jeans surrada (com muitas manchas e rasgos), procure colocar um colete mais clean, ou seja, de uma cor mais lisa, uniforme e sem muitos rasgos, e vice-versa, pois assim você não corre o risco de deixar o visual muito sobrecarregado, muito cheio de informações.

Onde comprar?
Muitos lugares! Para quem não se importa com o preço, pode procurar na Colcci, na Opera Rock (sempre indico essas duas lojas porque sou consumidora assídua delas e sei que nelas tem roupas legais, estilosas e diferentes), na Levi’s… Para quem não quer gastar muito, pode procurar na Renner, na C&A, na Riachuelo, na Hering, que também vai encontrar coletes muito legais por um preço bem menor. Fora essas lojas, muitas outras também estão com coletes jeans em suas coleções, pois ele está muito na moda! É só dar uma procuradinha que vocês acham!
Agora, quem não quer gastar nada, pode apelar para a customização! Eu adoro customizar minhas roupas. Transformo calça em short, vestido em camiseta, jaqueta em colete… Só não transformo água em vinho porque ainda não descobri como faz! Besteiras à parte, para obter um colete jeans sem gastar nem um centavo, é só pegar aquela sua jaqueta jeans velhinha que está servindo de ninho para as traças no armário ou a jaqueta jeans do seu pai, do seu irmão, do seu tio, enfim, de quem você quiser, cortar as mangas e TCHARAM… Virou um colete jeans!

Customização é vida, pessoal! Você transforma roupas velhas em novas como num passe de mágica, economiza dinheiro e ainda contribui com um planeta mais sustentável, pois a boa do momento é reaproveitar. Tem coisa melhor? Tá bom, tem… Cerveja, churrasco e futebol. Acertei? (Risos)

Ok, chega. Já estou palhacinha demais para o meu gosto!


Gostaram do post? Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão de post? Simples! É só deixar um comentário aí embaixo…

Fonte das fotos: lookbook.nu

7 thoughts on “Manual do Colete Jeans

  1. Oi vi mto esses coletes no ROCK IN RIO o ROGÉRIO FLAUSINO usou em sua apresentação, achei irado….só que nas fotos que eu vi os mlks são bem magros, eu sou um pouco “grande” rs, costas largas, fica BOM? ou só p esse tipo de corpo, mais magro?

    1. Oi Rafa!
      Fica bom em quem tem costas largas sim, só tem que comprar um colete do tamanho certo para o seu corpo, porque se você comprar muito agarrado vai ficar estranho. Mas pode usar sim, aliás, deve!
      Abraço!

Deixe uma resposta