Manual do Colete de Alfaiataria

À pedidos de alguns leitores, vou fazer dois posts sobre coletes. Hoje, será sobre coletes de alfaiataria e o próximo será sobre coletes jeans. Porque aqui no Homem com H é assim: Vocês pedem, eu escrevo. Acho super importante essa interação blogueira-leitores, porque só assim eu posso escrever exatamente o que vocês querem ler e, com isso, o blog fica cada vez melhor! Então, podem continuar pedindo!

O colete de alfaiataria é aquele que até um tempo atrás era usado apenas como parte integrante do terno. Veja a imagem abaixo:

Hoje, além de ser usado com terno, o que por sinal deixa o look social muito mais elegante, o colete de alfaiataria também pode ser usado em looks mais casuais e despojados. Como? Veja abaixo:

Colete de alfaiataria com camiseta:


O colete de alfaiataria pode ser usado com camisetas básicas de qualquer cor. Camisetas básicas listradas também ficam legal. Na parte de baixo, calça jeans de qualquer, vale até um jeans mais surrado (com manchas e rasgos) para deixar o look mais estiloso. E nos pés, All Star (terceira foto), sapatênis, sapato social (segunda foto), mocassim, dockside (primeira foto) ou qualquer outro sapato ou tênis que você goste de usar. Só não fica legal com tênis esportivos e tênis de corrida, como Nike Shox, por exemplo.
Repararam que em dois dos quatro looks, os garotos estão de chapéu? Pois é, o chapéu é outra grande tendência do momento e eu já ensinei aqui no blog a usá-lo.

Colete de alfaiataria com camiseta e bermuda:


Bermudas jeans de qualquer cor: Azul, preta, cinza, bege ou branca. Não combina com bermudas estilo “surfista” (boardshorts) como esta e esta. Vale a mesma regrinha dos sapatos que eu falei acima.

Colete de alfaiataria com camisa social:


O colete de alfaiataria pode ser combinado com camisas sociais de qualquer cor, inclusive listradas. Para quem quer um look ainda mais despojado, pode combiná-lo com camisa xadrez. Quanto à calça, pode ser jeans, de qualquer cor, ou calça social. Com calça jeans o look ficará mais casual e com calça social, mais social. Se você optar por calça jeans, o calçado pode ser um sapatênis, um sapato social, um mocassim ou um dockside (primeira foto). Já se você optar por calça social, o look vai pedir um sapato mais social, então prefira o sapato social clássico, um mocassim ou dockside.

Colete de alfaiataria no SPFW (São Paulo Fashion Week) Verão 2012:


Desfile da marca Cavalera.
Saiba tudo que rolou no SPFW Verão 2012 clicando aqui e aqui.

Justin Timberlake, o maior fã de coletes de alfaiataria:


Onde encontrar coletes de alfaiataria?
No armário! Se não for no seu, dentro daquele terno que você quase não usa, será no do seu pai, do seu irmão, do seu tio, do seu avô… Alguém certamente terá! Ou, se quiser comprar, vá até a Cavalera mais próxima. Talvez você encontre na Colcci e na Opera Rock também. E, claro, em qualquer loja especializada em ternos, eu só não tenho certeza se eles são vendidos separadamente…

Fontes das fotos: lookbook.nu e justjared.buzznet.com

 

7 thoughts on “Manual do Colete de Alfaiataria

  1. Seria legal ter também sugestões de onde comprar, geralmente eu não acho coletes diferentes do uma cor na frente e seda atras. Não consigo encontrar colete porvexemplobtodo bege, branco, sempre tem duas cores.bse puderem indicar sites de também esta valendo. Obrigado e ansioso para a próxima matéria, enquanto tenho somentenum colete jeans, mas espero compra mais.

    1. oi William, tudo bem?
      eu dei algumas dicas de onde comprar no finalzinho do post, você viu? a marca Cavalera levou para o SPFW muitos coletes de cores diferentes, inclusive branco e bege… Dá uma passada lá, quem sabe você encontre! A Zara também costuma ter umas roupas bem legais e diferentes. Apesar de eu estar apoiando o boicote à Zara por causa do escândalo do trabalho escravo (veja o post aqui: http://wp.me/p1sW6Q-zn), se você não achar em nenhuma loja e achar lá, vale a pena comprar. A Colcci e a Opera Rock também vendem roupas bem diferentes do comum, isto é, diferente do que a gente vê em outras lojas, então provavelmente você encontrará alguma coisa por lá. O ruim é que o preço nessas lojas é meio “salgado” né?! Por isso, não deixe de garimpar em lojas mais baratas, como C&A e Renner… As vezes tem coisas muito boas por lá por preços muuuuito menores. Tem que ter paciência e revirar tudo! haha Fora essas lojas, também tem as lojas especializadas em ternos, como a Villa Romana, a Aramis…

      espero ter ajudado!
      fique de olho no nosso twitter @bloghomemcomh que assim que eu postar sobre colete jeans, notifico por lá!

      abraço!

  2. Olá tudo bem ? Eu gostei muito dos modelos de colete alfaiataria que foram expostos na SPFW de 2011 que vi neste site porém as fotos estão muito distante e não consigo passar para minha costureira fazer para mim , vc sabe me dizer onde consigo fotos mais próximas dos coletes ?
    Grato.

  3. Ola posso usar um colete preto com uma blusa social preta???lembrando que a ocasião n e formal, e sim uma confraternização entre amigos * sou um pouco gordinho por isso a escolha do preto

  4. Olá, no caso de um casamento informal diurno (mas na igreja), o noivo pode usar um colete preto com uma camisa social branca, calça brim preta e um sapatênis ? Por favor dê umas dicas e se puder poste umas fotos.O vestido da noiva e roupa dos padrinhos tambem seriam informais
    .

    1. Oi Weverson,

      Pode sim usar colete com camisa social branca e calça brim preta.
      Mas o ideal neste caso é que use um sapato ao invés do sapatenis já que você está deixando a gravata de lado.

      Como você é o noivo, deve sempre estar mais bem vestido que os convidados!
      Abraços

Deixe uma resposta