Manchas de suor em roupas brancas: O que fazer?

Sabe aquelas manchas amareladas que aparecem nas roupas claras (mais comum nas roupas brancas) normalmente na região das axilas?
Então… elas ocorrem porque o suor tem um tipo de ácido que reage com o tecido das roupas e formam aquela coloração amarela. Isso é mais comum ocorrer nas roupas de tecido de algodão da cor branca.

Para tentar remover esse tipo de mancha a recomendação é que, antes de lavar, deixe a peça de roupa de molho* por no máximo 40 minutos. Deixar mais de 40 minutos não vai mudar em nada no resultado, porque o efeito “acaba” depois de 40 min.
Para misturar na água e deixar de molho, você tem três opções:
– água + alvejante de base clorada (JAMAIS utilize essa mistura em roupas coloridas)
– água + água oxigenada
– água + bicarbonato de sódio

Se a peça de roupa for TODA branca e de malha (algodão), você pode usar também um pouquinho de cândida (ATENÇÃO: cândida mancha roupas coloridas, então para usar, tem que ser uma roupa literalmente toda branca).
Depois de deixar a roupa de molho, você pode passar um pouco de água nela -e principalmente em cima da mancha- no tanque e depois colocar direto na máquina de lavar.
Claro que, antes de utilizar qualquer uma dessas misturinhas, você deve ler o que diz a etiqueta da roupa. Sabe aquele monte de símbolos que vem na etiqueta? Esses. Nós já ajudamos vocês a decifrá-los aqui. Mas, se você é daqueles que logo que compra uma camiseta, corta fora a etiqueta, lembre-se então de testar a misturinha em alguma parte da roupa que não seja visível, só para ter certeza que você não irá estragar a roupa toda.

Vale lembrar que quanto mais depressa você tratar a mancha da roupa, mais chances você terá de amenizar ou remover o aspecto amarelado. Então, uma forma de evitar o aparecimento dessas manchas nas suas roupas preferidas, é lavar o quanto antes a roupa depois que você a usou.
Outra dica importante é nunca passar o ferro em cima das manchas, porque isso vai estragar mais ainda sua peça e dificultará a remoção dela.

Essas manchas também podem ocorrer também devido a combinações de algumas substâncias do desodorante com o suor, portanto se no seu caso é muito comum aparecer esse tipo de mancha nas roupas, vale fazer um teste trocando de desodorante para ver se amenizam as ocorrências.
Mas se o que te incomoda mesmo é o fato de suar muito e ficar aquele molhado nas axilas (vulgo pizza), é importante que você procure um dermatologista para saber se há como diminuir seu suor.

* deixar de molho = colocar a peça de roupa em um balde com água e mais alguma “mistura” e deixar lá por um tempo.

One thought on “Manchas de suor em roupas brancas: O que fazer?

Deixe uma resposta