Desmistificando o Blazer

Blazer, uma peça de roupa que pode fazer com que qualquer jeans e camiseta fique muito elegante. Como? É isso que eu vou ensinar para vocês hoje!

O que é, exatamente, o Blazer?
Blazer é nada mais, nada menos, do que um paletó. A diferença entre o blazer e o paletó é que o blazer é mais casual, geralmente tem um corte menos reto e, consequentemente, menos sério. O blazer pode ter padronagens (estampas), como por exemplo xadrez, e também pode ter cores que vão das mais sóbrias (preto, azul marinho, cinza) até as mais vivas (vermelho, azul turquesa, verde). Enquanto o paletó tem um corte mais reto, o que o deixa mais sério, e não possui estampas, no máximo “riscas de giz” (listras fininhas assim). Outra característica do paletó é que, ao contrário do blazer, geralmente não se pode comprá-lo avulso, pois ele já vem com o terno todo, ou seja, a calça e as vezes até um colete. O paletó possui cores sóbrias.
Depois de falar sobre todas as diferenças entre o blazer e o paletó, deve estar parecendo que um não tem nada a ver com o outro. Mas, na verdade, os dois são bem parecidos. Se você colocar um blazer preto ao lado de um paletó preto, por exemplo, a diferença entre eles será quase imperceptível aos leigos da costura.

Mas vamos ao que interessa, como usar o Blazer?
Como eu disse no comecinho do post, o blazer é capaz de transformar quase que magicamente um look bem simples, como jeans e camiseta, em um look muito elegante e ótimo para ir à qualquer lugar, do barzinho mais casual ao restaurante mais fino. O que vai dizer se você está indo no barzinho ou no reataurante, normalmente, é o sapato. Assim: Se você colocar um jeans, uma camiseta, um blazer e um sapatênis, você estará lindo-maravilhoso para ir a um barzinho. Se você colocar um jeans, uma camiseta (ou camisa), um blazer e um sapato social, ou um dockside, ou um mocassin, você vai ficar muito chique, logo, é o look perfeito para ir a um restaurante fino. E finalmente, se você colocar uma bermuda jeans, uma camiseta básica, um blazer e um sapatênis, o look estará perfeito para um churrasco a tarde (ou até a noite, se estiver calor), para um passeio no shopping, um cinema, etc. SIMPLES!
Quer deixar sua bermuda mais estilosa? Dê algumas dobradinhas na barra dela! Sem deixá-la muito curta, claro. Nas fotos abaixo tem alguns looks com bermudas de barra dobrada.
Ah! Tenho uma coisa muito importante para dizer. Como o blazer e o paletó são muito parecidos, você pode sim, com certeza, sem sombra de dúvidas, usar um paletó ao invés de um blazer, caso você não “tempo” para comprar um blazer no momento ou qualquer outro motivo que só cabe a você. Pode apostar que ninguém vai saber que o que você está usando é um paletó e não um blazer. Você só tem que tomar cuidado com uma coisa: Os paletós geralmente são feitos de tecidos muito grossos, então não é legal usar no calor. Se o dia (ou a noite) estiver muito quente, prefira um blazer de tecido mais fininho, que com certeza são bem fáceis de encontrar em qualquer loja nesse período de início de primavera. Mas, tirando os dias muito quentes, quem não tem blazer caça com paletó!

Dêem uma olhada nas referências abaixo e inspirem-se!

Blazer com jeans e camiseta básica:

Blazer com bermuda e camiseta básica:

Blazer com camiseta listrada:


Blazer com estampa:
(o polêmico blazer quadriculado do Neymar!)

Blazer colorido:
(para os estilosos e ousados!)


Qualquer dúvida, comenta!
Gostou? Não gostou? Comenta também! Eu adoro saber a opinião de vocês!

Fonte das fotos: lookbook.nu

18 thoughts on “Desmistificando o Blazer

  1. Gostei da matéria, tenho certo receio de usar o blazer mas agora achei vários looks legais, meu preferido foi a camisa listrada!!
    Pode pedir uma matéria?? sobre coletes tenho um super legal mas não sei como usá-lo no dia-dia.
    Obrigado!!

    1. Que bom que você gostou, Renato!
      Você não só pode, como deve pedir matérias! haha
      Valeu pela dica…
      Abraço!

    1. geralmente dentro da balada é bem quente, então, se você for com um blazer, provavelmente vai ter que deixá-lo na chapelaria.
      mas esse Blazer do Neymar é bem estiloso, muito proprício para sair a noite. barzinhos combinam muito em ele!

    1. fica ótimo com uma camiseta gola V por baixo!!
      acho que as cores de camiseta que ficam legais são branca, preta, bege ou cinza!

    1. que bom que gostou, Victor!
      creio que seja possível tingir blazer sim, mas não aconselho que faça isso em casa, pois corre grande risco de ficar manchado e estragar a peça. procure uma tinturaria ou algum outro lugar especializado. abraço!

    1. oi Weliton!
      blazer caramelo não tem muito segredo, pois o caramelo é uma cor relativamente neutra, que combina com todas as outras. você pode usá-lo tanto em looks casuais, combinando-o com calça jeans e tênis, quanto em looks sociais, combinando-o com calça social (que pode ser preta, azul marinho, cinza chumbo) e sapato social.
      espero ter ajudado! abraço!

      1. Olá Brumendes tudo bem?
        Adorei a matéria,parabens pelo blog super legal!!!
        mas tenho uma dúvida sobre Blazers coloridos com tons e cores vibrantes,onde posso encontra-los com preços bem acessíveis???

  2. Bom dia.

    Primeiro lugar queria lhe parabenizar pelo blog, achei o maximo as dicas.
    POr favor, tenho duas duvidas sobre o uso do blazer. Fica legal usar o blazer com uma camiseta gola em v acentuada? Minha outra duvida eh sobre o calçado. Pra dar um ar mais despojado, posso usar o blazer com um tenis mais estiloso?

    Muito obrigado e mais uma vez parabens pelo blog!!!!!!!!!

  3. olha o meu comentário não é sobre os blazer’s, mas sobre esses sapatos que são lindos e super tendência que possui um mínimo cadarço e uma custura interessante,faz uma matéria sobre eles.
    P.S: Quero um!!!

  4. Ola eu tenho um blazer azul escuro não queria usar uma camisa branca social e sim uma gola v branca com uma calsa dinz e um mocasine sera se vai fica legal ?

  5. Olá. Eu tenho um blazer azul marinho, por dentro usarei uma camisa social azul claro, com uma calça branca e um sapatenis preto! Essa roupa que eu ditei é a roupa que irei pra um casamento na semana que vem. Eu gostaria de saber se combina e se é apropriado para o evento!

    1. Oi Jhonas,
      O casamento começa de dia ou no fim da tarde? Se sim, a combinação é super apropriada.
      De uma forma geral, a combinação é excelente, mas acredito que para um casamento que comece de noite, uma calça mais escura seria uma melhor opção.
      Abraço!

Deixe uma resposta