Futebol – Benefícios para quem joga

Hoje vou falar dos benefícios de um esporte, que é praticado por grande parte dos brasileiros, independente da faixa etária, o futebol. Na minha opinião jogar futebol é tão viciante, que eu jogaria todos os dias se fosse possível, como não é, me contento com duas vezes por semana. haha

Vamos aos benefícios de quem pratica futebol:

– Manutenção do Peso

– Aumento da massa e força muscular

– Diminuição da gordura corporal

– Ajuda a reduzir o risco de diversas doenças como as cardíacas, diabetes, pressão alta, etc…

– Melhora a resistência cardiovascular

– Aumento da densidade óssea

– Ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade

– Proporciona uma melhora na flexibilidade, elasticidade, coordenação, reflexo, agilidade e concentração

– Trabalha muito os músculos da coxa, panturrilhas, glúteos, abdômen, costas etc…

Agora para quem está interessado em saber o quanto é gasto de caloria durante um jogo, em média são gastas 400 calorias em 45 minutos de partida. Se você jogar por mais tempo, faça uma regra de três que você fica sabendo o quanto você queimou de calorias.

O futebol é um esporte que exige muito condicionamento físico, então, se, por exemplo, você está jogando com um pessoal que você não consegue acompanhar o ritmo, é importante fazer uma avaliação física com seu médico, ou na academia mesmo, para saber qual o seu nível de condicionamento físico, isso para evitar eventuais problemas.

Uma tabelinha interessante é mesclar o futebol com a musculação, para ganhar mais força, resistência e potência muscular.

Outro detalhe é o alongamento antes e o pós-jogo, é preciso sempre alongar, começar um jogo com grande intensidade sem ter se alongado é a porta de entrada para lesões e outras complicações.

Último ponto: se hidrate durante e após o jogo, mas não exagere, pois senão você vai sentir uma sensação de estar carregando um “elefante na barriga”, isso principalmente durante os jogos.

Bom jogo!!

Deixe uma resposta