É melhor cuidar da sua Tattoo

yin yang dragon tiger tattoo É melhor cuidar da sua Tattoo

Fizemos há muito tempo um post sobre tatuagem onde contamos a importância de cuidar da sua tatuagem, e demos algumas dicas de como fazer isso. Como esse post gerou vários comentários e várias perguntas, e como sabemos que nem todos lêem os comentários, resolvi fazer um resumão para vocês.

Nossas dicas são:
– Usar sabão neutro (ou antibacteriano tipo Protex) na tatuagem durante o banho.
- Não tomar banhos muito quentes, pois podem amolecer a casquinha da tatuagem e prejudicar a cicatrização.
– Usar pomada pelo menos na primeira semana (depois do banho, depois de acordar e antes de dormir seria o ideal).
Não coçar e muito menos tirar a casquinha ou a pele que está descascando.
Evitar a exposição do desenho ao sol, mas se essa exposição for inevitável, use protetor (bloqueador ou filtro) solar.
- Evitar comer alimentos com muita gordura durante o período de cicatrização (não é que não pode, mas se for comer, coma pouco), pois essa gordura será absorvida pelo seu corpo podendo borrar o desenho.
Não exagerar nas bebidas destiladas, pois essas também podem causar má cicatrização. (dica do Dj Will Rohr)

miami ink tattoo1 É melhor cuidar da sua Tattoo

Perguntas que recebemos:

. Olá pessoal preciso de ajuda, há dois meses fiz um dragão medieval nas costas, no início houve a cicatrização normal mais depois de três semanas a tatuagem ficou cheia de bolinhas e coça pra caramba, já não sei o que faço pois passei todo tipo de remédio pomada hidratante e não melhora, o que devo fazer? (Ivo)

Marina:  Ivo, eu te aconselho a não coçar de jeito NENHUM a tatuagem, porque pode danificar o desenho. O máximo que você pode fazer para aliviar a sensação de coceira é colocar um plástico por cima e dar ‘tapinhas’, mas nunca coce!!! Se as pomadas cicatrizantes ão estão dando certo, provavelmente você está com alergia à tinta que foi usada. Vale dar uma ligada pro seu tatuador e perguntar melhor o que você pode fazer (porque posso dar dicas, mas não sou profissional). Também é legal perguntar se o tatuador vai cobrar para fazer algum retoque na tatuagem. Eu tive um problema de cicatrização que deixou um pedacinho do contorno da tatuagem mais claro do que o resto, e meu tatuador não cobrou nadinha para ‘ajeitar’. Mas eu acho muito importante você procurar um profissional para saber realmente o que você pode ou não passar no desenho, porque querendo ou não a tatuagem é uma espécie de ‘machucado aberto’.

. É obrigatório usar a pomada ? (kaau)

Marina: Kaau, não é obrigatório usar a pomada, mas é muito recomendado, porque a pomada é cicatrizante então ajuda a tatuagem a cicatrizar mais rápido e por igual. Eu usei a pomada (Nebacetin) por 4 dias só. Se você não quiser comprar a pomada cicatrizante, tente pelo menos nos primeiros dias passar na tatuagem algo que você tem em casa e use para os machucados (porque querendo ou não, a tatuagem é um tipo de machucado) como um Merthiolate, Hipoglós, Minancora ou até spray anti-séptico.

. Estou aqui de novo para perguntar de quantos em quantos meses tem que retocar a tatuagem ? Ou como que eu sei que esta na hora de retocar a tattoo ? (Kaau)

Marina: Oi Kaau! Então.. não há um tempo certo para retocar a tatuagem, pois isso depende. A tatuagem vai desbotando naturalmente com o tempo, porém, a longa exposição ao sol pode acelerar esse ‘desbotamento’ (por isso é aconselhável passar protetor solar na tatuagem). Cada pessoa decide o melhor momento para retocar a tatuagem e os motivos pelo qual retocar. Minha tatuagem mais antiga tem dois anos e ainda não vejo necessidade de retocar, pois a cor ainda está bem viva e os detalhes estão bem visíveis.

tatuagem pulso É melhor cuidar da sua Tattoo

tatuagem orelha 7 É melhor cuidar da sua Tattoo

spiderman tat 2 É melhor cuidar da sua Tattoo

dragon tattoo 119427013616521 É melhor cuidar da sua Tattoo

angelicface bygarver final É melhor cuidar da sua Tattoo

pirate ship tattoo m É melhor cuidar da sua Tattoo

1269285053 79306811 6 dim tatuagem e piercing brasil 1269285053 É melhor cuidar da sua Tattoo

Confira também:

Mulheres tatuadas #1
Mulheres tatuadas #2

Cupom de Desconto Dafiti + Homem com H

Tags:

POST A COMMENT


21 Responses

  1. Karolina says

    Ola mariana,fis uma tatoo a ums 5 dias atraz,tomei todos os cuidados e percebir q ela esta descascando e sei que e normal ,mas esta desbotada n aparece os efeitos de antes esta mt clara e me parece um pouco borrada oq pode ter acontecido ?

    • @ma_braum says

      Oi Karol,

      Isso é normal, inclusive o lance de “perder” a cor. É normal também ficar um pouco falhado e, se você fez academia ou suou demais no período de cicatrização, pode sim ficar um pouco borrado. Com uns 15 dias de cicatrização já é legal conversar com o seu tatuador e marcar um retoque. Normalmente o tatuador não cobra esse retorque pós cicatrização!

  2. Luan says

    Fiz minha tattoo a 7 dias estava td normal n entanto agora ela perdeu bastante a coloração e esta saindo pele semelhante a quando vc se expoe ao sol e sai akela pele branca isso e normal ?

    • @ma_braum says

      Oi Luan,
      Em relação à troca de pele é super normal, não se assuste. É o processo normal de cicatrização chegando ao fim.
      Na minha última, evitei passar cremes hidratantes para melhorar o aspecto, preferi continuar usando a pomada cicatrizante (usei Nebacetin) que tirava o aspecto de “descascar” e ainda iria ajudar a terminar de cicatrizar.
      Em hipótese alguma tire a pele que está saindo, como normalmente fazemos quando descascamos por causa do sol. Deixe que a pele sairá normalmente nos banhos e com o tempo.
      Em relação à cor, sempre teremos essa impressão depois da cicatrização, que ela perdeu a cor. Isso acontece porque acabamos achando que ela sempre vai ficar da mesma cor de quando saímos do estúdio. É importante lembrar que a tatuagem é um machucado. A primeira camada de pele sempre vai sair na cicatrização para formar uma nova camada de pele, “curando a ferida”.
      Se a cor continuar sumindo após um mês de tatuagem feita, procure um profissional, pois depois desse período é possível que seu corpo tenha rejeitado a tinta.

  3. Marta says

    Olá. Fiz a minha tatuagem faz 7 dias, e está a descascar, mas as cascas são pretas, parece que a camada de cima da tatuagem está a sair e fica mais claro, um tom de preto mais esbatido. é normal?

    • @ma_braum says

      Oi Marta.
      Não se assuste é normal sim. Isso acontece porque a tinta preta é muito concentrada, uma cor muito forte.
      Então, durante o período de cicatrização é possível que saia um pouco de “água” preta e que a casquinha saia “colorida” também.
      É somente uma impressão de que ficou clara de mais, como vemos o preto puro antes de começar a descascar, achamos que ela está desbotando rápido.
      É normal, mas fique atenta. Se você achar que mesmo depois de cicatrizada (acho que 1 mês é um bom período) ela continua perdendo a cor, procure um profissional, pois existirá a possibilidade do seu corpo estar rejeitando a tinta.

  4. Laila says

    Olá,gostaria de tirar uma dúvida??Eu me exponho muito ao soll e só faz 6 dias que fiz a tatoo.Posso usar a pomada cicatrizante e o protetor solar por cima??

    • @ma_braum says

      Oi Laila, é um pouco complicado usar duas pomadas ao mesmo tempo porque uma pode acabar interferindo no resultado da outra.
      O ideal seria colocar a pomada cicatrizante e manter o plástico na tatuagem até uns 15 dias depois de fazer a tattoo.

  5. Bianca says

    Oi, tudo bem? li seu post e devo dizer que me esclareceram muitas dúvidas, meu tatuador começou a pouco tempo e não soube explicar os cuidados com a minha nova tattoo.
    Muito obrigada!
    Mas tenho uma dúvida, fiz uma tattoo a umas 2 semanas e ela criou uma casquinha (normal), mas uma parte dessas casquinhas sairão com a limpeza e acabou deixando uma parte da tattoo bem clara.
    Quero muito retocar, mas não sei bem quando posso fazer isso. Então, qual seria o momento ideal?

    • @ma_braum says

      Oi Bianca,
      Eu esperaria pelo menos uns 2 meses para ver certinho como vai ficar a cor e a cicatrização da tatuagem.
      É um pouco normal essa sensação de “perder a cor”, como ainda existe uma parte dela que está em processo de cicatrização, pode ser que você perceba essa diferença no tom da cor e ache que está “desbotado”.
      Lembre-se que a tatuagem é uma espécie de “machucado” na pele, então antes de agredir a pele novamente com o retoque, aguarde cicatrizar por completo.
      Normalmente, com a cicatrização, a cor volta a ficar uniforme e você percebe que era apenas uma impressão de que uma parte estava mais clara que a outra.

      Mas, caso após esse período você ainda perceba a diferença nas cores, converse com o seu tatuador e peça o retoque.
      A maioria deles não cobram pelo retoque, então converse direitinho com ele.

  6. Lara says

    muito obrigada!

  7. Lara says

    fiz uma tattoo no domingo passado, dia 14/07/13 e desde ontem reparei e fui a pesquisa de que a casquinha e um pouco de coceira é a cicatrização mas venho notando que a tatuagem em si está meio estranha, parece mais clara, sem vida, é uma flor no ombro, com azul, verde e um pouco de amarelo, e pareceu que o azul ficou mais claro, é normal? to meio assim, pq ela estava linda e agora está meio feia, to preocupada pq não recebi nenhuma orientação do meu tatuador e não queria ter que fazer um retoque!

    • @ma_braum says

      Oi Lara!
      É comum que a cor da tatuagem perca um pouco de “vida” depois da cicatrização, quanto a isso não se preocupe. Porém, se você percebeu que essa diferença foi gritante, é possível que o seu tatuador tenha usado uma tinta de má qualidade. Normalmente os tatuadores não cobram para retocar um desenho que eles fizeram, então vale dar uma conversada com o cara que fez sua tattoo.
      E lembre-se de sempre passar protetor solar na tatuagem. O ombro é um lugar que pega muito sol e o sol desbota a tatuagem. Como a sua é recente, creio que não seja ação do sol, mas evite a exposição para que não ocorra no futuro.
      Sugiro falar com o tatuador que fez sua tatuagem!!

  8. Matthaeus says

    Obrigado! É que a minha parece menor em algumas partes. E é justamente nas partes que ainda não cicatrizou.

  9. Matthaeus says

    É normal o desenho ficar menor ou maior durante o período de cicatrização? Se for, volta ao normal depois?

    • @ma_braum says

      Oi Matheus!
      Tudo vai depender do lugar (do corpo) em que você fez a sua tatuagem. O que eu conheço são casos de que durante a cicatrização a tatuagem pareceu um pouco menor, não conheço casos de que ela pareceu maior. O que ocorre é que se a pele do lugar em que você fez a tatuagem for muito fina (normalmente em locais que você não toma muito sol), durante o processo de cicatrização ela pode parecer menor porque forma uma “casquinha” e a pele fica “comprimida” nesse espaço. Quando a tatuagem termina de cicatrizar ela volta ao tamanho normal dela porque não existe mais a casquinha. Mas a diferença não é tããão grande assim. Tem diferença, é perceptível mas ela não vai ficar muito maior do que estava no processo de cicatrização.
      Outra coisa que pode ocorrer é somente a sensação de que ela está maior ou menor. Se você fez a tatuagem nas costas ou na costela ela pode apenas aparentar que está menor porque no momento em que você está fazendo a tatuagem você está com aquela parte do corpo esticada para ajudar o tatuador na hora do desenho (com os braços para cima, ou com as costas arqueadas), e então quando você fica em pé normal a tatuagem parece ser menor pelo simples posicionamento do corpo.

  10. Rennan says

    faz 3 dias que fiz minha tattoo e sem notar eu acabei ingerindo comida gordurosas e eu acho q é por isso q esta começando a aparecer bolinhas que se parecem gordura no minha perna, tem algum jeito de tratar ou de salvar minha tattoo? queria que isso pelomenos saisse da minha perna

    • @brumendes says

      Oi Rennan!
      O ideal é você falar com seu tatuador ou com um dermatologista, pois eles te orientarão sobre o que você deve fazer. Talvez você tenha que passar alguma pomada ou tomar algum antiinflamatório, mas isso só um profissional pode te indicar!
      Abraço e boa sorte com sua tattoo!

  11. byanca says

    ola mariana… queria qi mi ajudasse…
    a minha historia é meio complicada sab.. eu fiz uma tatoo na perna tem uns dois anos.. mais infelizmente descobri qii meu corpo rejeitou a tinta verde qe esta na maior parte de tatoo… então depois de tratada retoquei mais com um verde escuro.. mais rejeitou d novo… então tratei di novo.. i pela terceira vez retoquei di novo.. mais não mexi no verde.. contornei com preto i fiz uma borboletinha nu final.. mais parece qii a tatoo tah fikando meio inflamada sab.. não sei mais uqe fazer.. mi ajudaááá

  12. Camila says

    Olá Mariana estou com uma duvida?
    Fiz uma tatu no punho e sem querer bati e acabou machucando
    E da pra perceber que abriu pois ja estava com 3 dias que tinha feito
    Vc acha que vai fica marcado aonde eu machuquei

    • @ma_braum says

      Olá Camila, tudo bem?
      Olha, infelizmente há possibilidades de deixar marcas sim, porque é um machucado em cima de outro machucado. É mais ou menos como se você tivesse ralado o joelho e batesse de novo. Então pode ser que na hora da cicatrização fique tudo normal, ma existe a possibilidade de deixar uma marquinha.
      Depois da cicatrização (eu diria mais uma semana mais ou menos) se ficar alguma marca, fale com o seu tatuador!
      Quando eu fiz a minha das costas, ficou com uma marquinha na parte preta da tatuagem, mas eu falei com o meu tatuador e ele retocou toda a parte preta de graça pra mim. Ficou perfeita :)
      Então não se preocupe por antecedencia. Espere cicatrizar totalmente, porque pode ser que não dê em nada também!

%d blogueiros gostam disto: