Manual do Cardigã e do Suéter

Não tem mais feito dias tão frios quanto no começo do inverno, então já da para aposentar os casacos pesados e apostar em algo mais leve, que não te faça passar calor mas ao mesmo tempo te proteja daquela brisa gelada do começo da manhã e do fim da tarde. Cardigãs e Suéteres são ótimos para dias assim, típicos de meia estação. Quem mora em São Paulo sabe bem do que eu estou falando: Sai de casa com frio, no meio da manhã já bate um calorzinho, na hora do almoço e a tarde faz um calor das arábias, depois faz frio de novo no fim tarde e a noite.
Antes de mais nada, quero esclarecer de uma vez por todas uma dúvida muito frequente entre os homens:
Qual é a diferença entre Cardigã e Suéter?


É muito simples. O Suéter é assim, uma blusa fechada de malha, de lã fininha ou de lã mais grossa, que pode ter gola V, rola redonda ou até gola alta. Já o Cardigã é assim, aberto na frente com botões ou zíper, também de malha, de lã fina ou grossa. Ou seja, o que diferencia um Suéter de um Cardigã é a abertura na frente. Ambos são encontrados em diversas cores: Lisos, estampados, listrados, quadriculados, etc.
Usar um Cardigã ou um Suéter também é muito simples, pois é muito fácil de combiná-los com qualquer tipo de roupa e em qualquer situação ou ambiente: No trabalho, na faculdade, num barzinho, na balada, no cinema… Enfim, eles são extremamente versáteis. Confira abaixo como usá-los em diferentes situações:

Social

Para usar no trabalho, caso você tenha que trabalhar de social, ou em festas e eventos que exijam um traje mais elegante.
Nessas situações, dê preferência à Cardigãs e Suéteres lisos, sem nenhum tipo de estampa, e de cores sóbrias como preto, cinza ou azul marinho. Em festas ou eventos muito formais, onde o social completo é indispensável, o Cardigã ou o Suéter pode ser usado embaixo do paletó, substituindo aquele tradicional colete. Para não errar, coloque um Suéter ou Cardigã da mesma cor do paletó e da calça social. Porém essa substituição só deve ser feita se estiver bem frio, pois a combinação Cardigã/Suéter+Paletó vai te esquentar bastante. Se o seu ambiente de também trabalho exigir traje social completo, as dicas acima podem ser aplicadas. E caso seu ambiente de trabalho permita um “social mais informal”, o paletó pode ser descartado e você pode usar apenas uma camisa social, uma gravata e um Suéter ou Cardigã por cima, tudo isso acompanhado de uma calça social e um sapato social, claro.

Se você for dos mais ousados ou fashionistas e tiver uma festa ou evento durante o dia, pode brincar com a cor do paletó. Para não errar, coloque uma camisa de um Cardigã ou Suéter de cor neutra. Inspire-se na última imagem!

cardigã masculino em traje social

cardigã e suéter social

cardigã masculino social

Casual

Para usar no trabalho, caso seu ambiente de trabalho permita uma roupa mais relax, ou para ir ao cinema, jantar ou almoçar num restaurante, dentre outras ocasiões que você queira estar arrumadinho sem estar social.
Para montar um look casual com Cardigã ou Suéter a equação é simples: Camisa social ou Camisa Esporte + Suéter/Cardigã + Calça jeans + Sapato social ou Sapatênis ou Mocassin.
Se você colocar uma camisa social, um Cardigã ou Suéter de cor sóbria, uma calça jeans escura, sem manchas, rasgos e afins, e um sapato social e um cinto de couro da mesma cor do sapato, o look ficará mais sério, ótimo para trabalhar, ir em entrevistas de emprego, etc.
Se você colocar uma camisa esporte (por exemplo uma camisa xadrez), um Cardigã ou Suéter da cor que você bem entender (desde que a cor não esteja brigando com a cor da camisa), uma calça jeans que não precisa necessariamente ser tão clean quanto foi dita acima e um sapatênis ou mocassin, você terá um look mais despojado sem deixar de ser elegante, ótimo para passeios como cinema, restaurante, e até bares e baladas, caso você não goste muito de ousar nas roupas.

Outra dica de look para passeio, é colocar uma camisa social de cor lisa sóbria e um Cardigã ou Suéter de uma cor mais ousada, como rosa, azul, lilás, verde, etc. Ou ao contrário: Uma camisa social de cor chamativa e um Cardigã ou Suéter de cor sóbria.
Os Cardigãs e Suéteres quadriculados também são uma boa pedida. Para não errar, combine-os com camisas sociais de cor sóbria.
Dobrar as mangas da camisa para fora do Cardigã ou Suéter dará um toque especial ao look.

cardigã masculino com camisa

cardigã casual

cardigã masculino usado casualmente

cardigã masculino casual

cardigã em traje casual

 

Informal

Para usar na balada, no barzinho, em churrascos e em todo e qualquer passeio informal.
No look informal, os Cardigãs ou Suéteres podem ser das mais diversas cores e estampas, e podem ser combinados com camisetas e pólos.  Podem ser usados com calças e bermudas jeans ou de sarja. Com tênis, sapatênis ou mocassins. Chapéus e bonés podem ser agregados ao look. Cintos dos mais diversos tipos também.

como usar cardigã


cardigã masculino usado informal

cardigã informal masculino


cardigã usado informal

Cardigãs e Suéteres podem ser facilmente encontrados em diversas lojas:

– Na Zara sempre tem uns bonitos e de qualidade, por um preço médio de 80 a 100 reais.
– Na TNG os quadriculados e listrados estão em alta, e o melhor é que dá para comprar online. Clique aqui para escolher o seu!

Overdose de dicas!

3 thoughts on “Manual do Cardigã e do Suéter

  1. Recentemente comprei meu primeiro cardigã e adorei, pretendo comprar mais, principalmente para trabalhar, exige social, mas o cardigã e o suerter dão um realce no look.
    Outra coisa que também estou curtindo muito é colete, hoje já tenho 5, um jens, dois mais sociais e 2 de lã, muito bom, também faz com que o look fique diferenciado.
    Valeu pelas novas dicas, agora é ir as compras…

Deixe uma resposta