Correr na praia: Prós e Contras

Correr na praia faz bem? Fortalece os músculos? Exige muito esforço físico? Essas perguntas foram feitas no post dos benefícios da corrida. Enfim vamos às respostas.

Sim, correr na praia, mais precisamente na areia, fortalece os músculos, trabalhando quase o corpo inteiro. Vamos aos principais benefícios:

Benefícios:

– O solo arenoso ajuda a fortalecer os glúteos, abdômen, panturrilhas e lombar.

– Fortalece os ligamentos, as articulações e os tendões.

– O fato do terreno não ser tão estável (areia mais fofa), faz com que seja necessário um maior gasto de energia, e desse modo queimando mais caloria.

– Ao correr na beira da água, evitando tirar muito os pés do chão, proporciona melhores resultados, principalmente no fortalecimento de músculos e articulações.

– Desenvolve mais equilíbrio e estabilidade, isso pela superfície arenosa.

– Outro benefício é o ambiente, é muito mais relaxante para a mente correr na praia do que em um ambiente fechado, como academia, por exemplo.

– Respira-se um ar mais limpo, com mais qualidade. Além de que, sabe-se desde a época de Hipócrates (pai da medicina) dos benefícios medicinais do ar marinho. Rico em cloreto de sódio, descongestiona o nariz, facilitando a passagem do ar. E, de vantagem leva-se a possibilidade de terminar a corrida com exercícios de respiração profunda, relaxando corpo e mente.

No entanto, para correr na praia, é necessário tomar alguns cuidados para evitar lesões ou outros problema, então fique atento nas seguintes sugestões.

Principais Cuidados:

– Para quem ainda não tem prática de correr na praia, porém já tem em esteira, ou em qualquer outra superfície plana, evite exagerar na intensidade do treino, pois o terreno arenoso é pesado.

– Praias são cheias de buracos, ou outras inclinações na superfície, e devemos levar em consideração que ao pisar em uma delas, podemos nos machucar, sendo que tais lesões não são tão simples.

– Para quem corre descalço ficar atento onde pisa, pois nossas praias não são um exemplo de limpeza, fazendo com que possa encontrar, pedras, vidro, latinhas e outros objetos que podem causar ferimentos.

– Dependendo do horário o sol pode estar muito forte, para evitar queimaduras, use sempre protetor solar.

– O aquecimento e alongamento é muito importante pelo fato de o solo não ser totalmente plano, exigindo um maior esforço físico.

– E não se esqueça, como em qualquer atividade física, de se manter bem hidratado.

Vimos então, que correr na praia faz muito bem, e se forem tomados os devidos cuidados, os resultados serão muito positivos. Para aqueles que têm praia por perto, aproveitem sua corrida.

4 thoughts on “Correr na praia: Prós e Contras

Deixe uma resposta