Pilates é só para mulheres?

Normalmente se um homem disser que pratica pilates, pode sofrer certo preconceito. Principalmente por ser considerado um esporte praticado, em sua maioria, por mulheres. No entanto, vemos nos últimos tempos, que a prática de pilates no universo masculino tem aumentado expressivamente.

Isso porque o pilates proporciona uma série de benefícios importantes para a vida de qualquer  homem. Alguns benefícios da prática são: maior flexibilidade, resistência, coordenação, velocidade, agilidade e equilíbrio. Além de ser muito usado para quem quer manter um condicionamento físico adequado.

Muitos esportistas tem se livrado de dores constantes e lesões com auxilio do pilates. Isso porque muitos esportes usam padrões diferentes de movimento. Por exemplo, um tenista, utiliza movimentos unilaterais. Um jogador de futebol usa movimentos mais equilibrados. Já quem pratica futebol americano ou Rúgbi, exige um alto nível de condicionamento físico, assim como demanda mais força nas articulações. Isso para mostrar que o pilates iria trabalhar de forma distinta entre os praticantes desses esportes, mas com ótimos resultados.

O pilates incentiva o fortalecimento dos músculos abdominais, assim como o desenvolvimento dos músculos num curto tempo e de maneira equilibrada.

A lista de benefícios também inclui a melhora do sexo, pois o pilates lida com a musculatura pélvica, o que da maior controle da área, e proporciona um aumento do prazer sexual.

O praticante pode utilizar o pilates para substituir a musculação, basta que o professor adéque as aulas de acordo com o que o aluno deseja. As aulas tem a duração de 60 minutos aproximadamente, tanto para mulheres, quanto para homens. O pilates pode ser praticado como Hobby, com objetivo de perder peso, com objetivo de manter a forma e viver de modo mais saudável.

Deu pra perceber que esse o pensamento de senso comum de que o pilates é só para mulheres não funciona mais né!?

Boa prática!

Deixe uma resposta