Calvice e Caspa

Um dos problemas frequentes em grande parte dos homens é a alopecia androgenética, mais conhecida como calvice. Como se não bastasse, tem a caspa que também é um problema comum entre o público masculino. Neste post iremos mostrar os motivos que fazem com que a calvice e a caspa se manifestem nas pessoas e algumas maneiras de tentar coibir ou freá-las.

Calvice

calvice masculina

A calvice, por ser uma doença progressiva, tende a piorar com o tempo, se não for devidamente cuidada. O fator predisposição genética também ajuda na manifestação da queda de cabelos. Porém, engana-se quem pensa que apenas a genética é a causadora da doença, alguns distúrbios emocionais, fisiológicos, uma higiene incorreta do couro cabeludo, além de uma alimentação deficitária também podem contribuir.

Pequenas ações podem se tornar muito importantes no controle da calvice: não tomar banho com água muito quente, evitar passar gel no cabelo, ou algum outro produto fixador. O uso excessivo de secador de cabelo também deve ser evitado.

Quando você percebe que está começando a aparecer algumas “falhas” no cabelo, ou que alguns fios estão afinando ou até caindo, o primeiro procedimento a seguir é consultar um médico especializado, o dermatologista ou o tricologista (especialista em doenças do couro cabeludo). Ele poderá recomendar o tratamento adequado, que pode variar dependendo do tipo de cabelo e da intensidade da queda. É importante salientar que quanto mais cedo se procurar ajuda melhores e mais eficazes serão os resultados obtidos.

Veja mais sobre a calvice em nossos posts:
Como prevenir a calvice?
Tratamentos para calvice
Transplante capilar vale a pena?

Caspa

caspa masculina

Outro problema que faz os brasileiros literalmente coçarem a cabeça é a caspa. Grande parte da população teve ou terá caspa, seja homem ou mulher, cerca de 2/3 da população mundial possui. Ela é caracterizada pela descamação acelerada da pele, sob forma de flocos, ou escamas brancas que podem ficar muito vísiveis e incomodar consideravelmente.

A caspa é a forma mais leve da dermatite seborréica que se progredir requer cuidados médicos, pois provoca uma irritação continua. Mesmo com tratamentos, a caspa persiste, e por esse motivo deve ser acompanhada de perto.

Existem algumas receitas caseiras que ajudam a amenizar a caspa, por exemplo, o uso de vinagre ou suco de limão para massagear o couro cabeludo. Mas cá entre nós, isso é no mínimo estranho.

A caspa pode ser evitada ou coibida através de alguns cuidados como: evitar tomar banho muito quente ou muito frio; usar shampoo anti-caspa três vezes por semana; manter uma alimentação saudável; enxaguar bem o cabelo e o couro cabeludo após as lavagens.

Veja mais sobre a caspa em nosso post:
Caspas tem cura?

Fica então o velho ditado: “mais vale previnir do que remediar”.
Mas se o problema já está aí não hesite em procurar um profissional.

One thought on “Calvice e Caspa

  1. Boa tarde Leonardo, a Natlus Cosmeticos ainda é um embrião, digo isto pois estamos iniciando nossa micro empresa, e desenvolvemos um kit capilar a base de extratos naturais, que combate a queda de cabelo, calvicie e caspa com resultados muito bom.
    A proposta deste tratamento anti queda é prevenir e controlar a queda capilar, porém observamos que a grande maioria dos usuarios ganhou novos fios de cabelos durante o tratamento, desde o 1º mês de uso ininterrupto e com o estender do tratamento houve a reversão de varios casos de calvice, tanto masculino quanto feminino. Nos casos onde existem falhas e as raizes ainda estão ativas, os resultados são mais rápidos. Convém ressaltar que cada organismo terá uma resposta diferente ao tratamento, podendo este se estender por até 1 ano.

    Att,

    Sérgio da Rosa.
    48 9978 3317

Deixe uma resposta