Barba, cabelo e bigode

Bigode… nem se fala mais, né! E já falei de alguns truques para deixar o cabelo sempre nos trinques! Mas se tem uma coisa que nenhum homem pode fugir é fazer a barba! Já existem vááárias maneiras pra isso hoje, desde a lâmina básica até a depilação à laser ou a sufriiida cera mesmo. Mas hoje vamos focar no tradicional e prático jeitode fazer a barba com a lâmina. Quais os “rituais” necessários?

Antes de tudo, uma boa dica para quem tem acne no rosto e sente que atrapalha na hora de barbear é usar lãminas com faixas protetoras (ex: Wilkinson), que evitam os cortes apesar do efeito não ser o melhor possível porque empurram a pele. E esse negócio de fazer a barba antes ou depois do banho… não tem nada específico, tudo depende  do seu tipo de pele.

Primeiramente, a arte de barbear para um resultado legal começa com uma esfoliação leve do local. Nada de muito complexo: só uma lavagem com água morna e sabão antes de começar tudo. Isso vai ajudar a amaciar os pêlos, abrir os poros, eliminar bacterias e evitar irritações.

Logo depois é preciso lubrificar a pele, mesmo porque a lâmina NUNCA pode entrar em contato direto com a pele. No mercado, os lubrificantes são em forma de gel, creme e espuma, este ultimo é o menos indicado por não aderir tão bem à pele. Dê preferência ao gel, pois o creme é mais gorduroso e fica mais difícil de espalhar que os outros tipos.

Aí sim você pode começar a babear realmente usando as suas técnicas, mas tome alguns cuidados para não provocar irritações e quimaduras causadas pelas lâminas e saiba escolher bem os produtos priorizando sempre a qualidade. Evite cremes de barbear à base de sabão e aftershaves à base de ácool, pois deixam a sua pele mais seca.

As técnicas de barbear dependem de três variáveis: tipo de pele, espessura e direção do pêlo. Para evitar pelos encravados e irritações na pele, faça a barba sempre na direção dos pêlos e depois volte a passar o lubrificante e a lâmina em sentido contrário do pelo para dá um acabamento melhor. Depois de todo esse processo, lavar o osto com água gelada ajuda a fechar os poros da pele agora que já estão bem limpos. Finalize com um balsamo hidratante adequado para sua pele.

Deixe uma resposta