Os benefícios da Corrida

Todos nós sabemos que correr não requer nenhum equipamento especial, e pode ser feito em diversos lugares como: na rua, no parque, esteira etc… Porém quais são os benefícios proporcionados pela corrida?

1 – Equipamentos: A corrida não exige tantos equipamentos. Basta um tênis adequado, um short e uma camiseta e você já está pronto.

2 – Locais para Prática: Outro beneficio da corrida é que você pode correr em diversos lugares. O mais aconselhável seria correr em parques, pois você não precisa ficar desviando de carros, ou ficar “estático” em uma esteira.

3 – Disposição do corredor: Você é aquele cara preguiçoso, que só de pensar em praticar um esporte já desanima? Então experimente correr 20 minutos diários por pelo menos 4 vezes por semana. Parece difícil né? Mas se você seguir, aposto que na segunda semana você já vai querer correr por mais tempo. Na terceira também, e assim vai… O interessante da corrida é que quanto mais você corre, mais você quer correr.

4 – Perder peso: A corrida é considerada um dos esportes que mais queima caloria. Quer uma prova? Como foi dito no post sobre Squash, a corrida proporciona a queima de 500 a 600 calorias por hora aproximadamente. (isso para uma pessoa de aproximadamente 70 Kg).

5 – Aumenta a auto-estima: Uma vantagem da corrida é que ela pode ser praticada por todos os tipos físicos, sem grandes restrições, pois cada um tem seu tempo e ritmo. Sendo um esporte de fácil adaptação, o praticante que está iniciando, por exemplo, cansa rapidamente, mas os resultados logo na segunda semana aparecem. Você vai agüentar bem mais. E isso vai aumentando a disciplina e  a autoconfiança do corredor.

6 –Exercita a cabeça: Você deve estar pensando: Como isso acontece? Uma pesquisa recente diz que correr regularmente auxilia numa melhoria significativa da memória, concentração, além de outras atividades mentais. No entanto, o corredor não pode abandonar a corrida, senão, todo esse “ganho” mental regride.

7 –Prevenção de doenças – A corrida regular, além dos benefícios físicos e mentais também é um importante aliado para prevenir doenças. Existem benefícios comprovados em relação a: risco de doenças cardíacas, osteoporose, redução do risco de infartos, distúrbios do sono, controle de disfunção erétil. Além disso, quem corre mantém o organismo ativo e isso deixa o corpo muito mais resistente aos ataques de agentes causadores de doenças.

8 – Melhoria no sexo: Estudos feitos concluíram que os corredores têm o vigor sexual de dois a cinco anos mais jovens. Já uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard descobriu que homens acima de 50 anos que correm por pelo menos 3 horas por semana têm risco de impotência 30% menor do que aqueles que pouco praticam ou não fazem nenhum exercício.

E aí, vamos correr?!

4 thoughts on “Os benefícios da Corrida

  1. Me disseram que correr na praia na areia pesada fortalece os músculos, e é muito bom, verdade? ou mito? correr com tênis em uma praça qualquer, da o mesmo resultado? Obrigado . ;)

    1. É verdade sim, Allan ;) Correr na praia dá um melhor resultado por exigir do corpo maior esforço, não só em relação à areia pesada mas também por causa do vento. Mas no caso de faltar a praia, uma corrida com frequencia em qualquer lugar também dá efeito positivo. Enfim… melhor que “correr parado” na academia, né? ;*

Deixe uma resposta