É melhor cuidar da sua tattoo! Vai que…

Galera que está querendo fazer uma tattoo maneira: não só a faça como tome certos cuidados! Principalmente quando você acabou de fazer a tatuagem, mesmo porque não basta só fazer e deixá-la como lembrança, é bom tomar certos cuidados essenciais pra não ficar zuado, e então todo mundo vai olhar pra você e você vai achar que está arrebentando!

Já fez a tatuagem? Lembre-se de que ela é para sempre! Todo mundo que tem tatuagem deve saber tomar as precauções corretas.

cuidados com tatuagem

Logo depois que você fez a sua tattoo, é recomendado:

Plástico-filme (aquele mesmo que tem na sua cozinha pra guardar o resto do almoço) pelo menos nos 3 primeiros dias e, principalmente, na hora de dormir. A não ser que você queira tatuar o seu lençol também com a mesma tinta da sua tattoo e ainda deixá-la manchada e irretocável! Além disso, não estando exposta, ainda evita de pegar bactérias.

– Passar uma água com sabão neutro (pergunte para sua mãe, irmã, namorada o que é um sabão neutro primeiro) durante aquele banho de 3 minutos… porque Homem com H só toma banho se for assim! E agora você tem uma desculpa para seu banho de gato: não é recomendado banhos longos porque o excesso de água prejudica o local da tatuagem e pode amolecer a casquinha. Ah, água muito quente também não pode!

Pomada não é coisa de viado! A mais conhecida é a Bepantol, mas vai lá perguntar direito pro seu tatuador! O uso é recomendado logo em seguida da tatuagem ser feita e deve ser usada (3 vezez por dia, após a lavagem) até a cicatrização (que pode demorar de 7 a 60 dias). É bom usar porque ajuda a fixação dos pigmentos também. Quem tiver alergias e “frescuras” com irritação da pele por causa da pomada, não use! Deixe cicatrizar à seco… vai que fica umas bolhas e seu desenho fica borrado e confuso? (Uma pequena observação: isso pode acontecer MESMO)

– Vai inventar de tirar a “casquinha” da sua tatto, vai (não, né, por favor!). Vai que surge uma coceira e infecção da pele porque ela esta desprotegida. Os tatuadores que falam, não eu! Melhor seguir o conselho, vai que… né? Não ia ser muito legal ficar coçando sua tatoo nova por ai!

– É bom não expor ao sol a tatuagem recém feita, porque  os raios solares podem queimar os pigmentos que depois serão absorvidos pela pele.

– Use sempre protetor solar pois ele impede que sua tattoo desbote rápido. Com o sol, a pele descasca e, consequentemente, a cor viva da tatuagem vai embora.

– Homem com H come tudo que vê na frente! Pense 73839 vezes antes de fazer isso quando você acabar de fazer sua tatuagem, meu amigo! Alimentos muito gordurosos, apimentados, frutos do mar, comida japonesa… Mano, é melhor suspender por um tempo até cicatrizar, vai que… bate uma alergia e uma reação inesperada do seu corpo? Fora que o extremo excesso desses alimentos podem prejudicar na cicatrização da sua tatuagem e deixá-la super borrada e irreconhecível.

– Evite academia e outras atividades que o façam suar muito. Como a tinta ainda está fresca, é possível que ela borre com o excesso de suor, e você não quer uma tatuagem borrada, né? Com o suor, também, a tinta pode não fixar direito e sua tattoo perde um pouco mais a cor (mais que o normal)

Enfim, e não ache que, só porque você fez uma tatuagem maneira (ou não), não tem que retocar pra deixar sempre “sensação” para as garotas. Tenha senso ou até mesmo pergunte para os seus amigos e para o profissional que fez a tatuagem.

Tem alguma dúvida e acha que nós podemos te ajudar?
Deixe um comentário que iremos ler e ajudar no que for possível.

 

Alguns pontos que são comuns (e normais) mas que geram muitas dúvidas no pós tattoo:

> durante o banho a água sai “colorida”. Isso é comum nos primeiros 2 dias pós tattoo.
> o desenho está descascando e as cores não parecem homogêneas. Normal também, a tatuagem ainda está cicatrizando e parece que as cores são diferentes
> minha tattoo perdeu a cor. Pode acontecer pelo puro processo de cicatrização, já que algumas cores são meio difíceis de grudar na pele dependendo do tom, mas também pode ter acontecido pelo excesso de suor durante o processo de cicatrização. De qualquer forma, ligue para seu tautador para o retoque pós cicatrização.

 

Experiência de quem escreve

 

Eu, Marina, fiz uma tatuagem grande no braço. Passei por todo processo de cicatrização (contei mais detalhado aqui) e fotografei para tentar ajudar todas as dúvidas que chegam aqui. Eis a bonita durante o processo de cicatrização:

Sim, o desenho fica saindo pele e fica feio nesse período (foto 1, esquerda). Procure continuar passando a pomada mesmo quando ela tiver cicatrizando, a pomada é muito melhor do que um creme hidratante, pois a pomada é específica para isso.

Outro ponto que gera muita dúvida e desespero, mas que é completamente normal: perda de cor e falhas no desenho.
Minha tatuagem tem muito rosa (é inteiramente rosa e preto) que é uma cor difícil de fixar. Na parte de dentro do braço (foto 3, direita) que é a parte que não fica morena de sol, a cor pegou super fácil já na parte que toma sol e fica “bronzeada” (foto 2, meio) a cor pegou bem menos. Também conseguimos reparar nessa foto (foto 2, meio) que alguns traços mais finos tiveram falhas.

Bom, o tatuador que fui é muito bom e já tinha falado para eu retornar em um mês, pois ele mesmo queria ver se ele queria retocar alguma coisa (bom, o trabalho é dele, é meio que “obra de arte” e ele que quis revisar tudo). Voltei lá, ele ajustou a cor e as falhas nos traços, foi mais um mês de cicatrização, mas ficou perfeita:

 

 

Confira também outros posts relacionados, como:
Dicas e Cuidados com a tatuagem
Mais sobre tatuagens

70 thoughts on “É melhor cuidar da sua tattoo! Vai que…

  1. Não se esqueça também que bebidas destiladas ingeridas em excesso pode causar uma má cicatrização, por você transpirar o álcool que você ingeriu, eu tenho uma pancada de tattoos e nenhuma delas deu problema, então vale a pena cuidas!!!

  2. O Plástico filme está proibido de ser usado por mais de 10h após o término do trabalho na Europa. No Brasil alguns tatuadores estão seguindo essa recomendação e tem dado certo…

    1. Afonso, é verdade que o tempo de uso do plástico filme tem diminuido por conselhos dos tatuadores. No Brasil, alguns tatuadores já estão começando a se importar com isso e indicando o uso do plástico filme por 1 dia. Vamos ver se essa experiência européia vai vigorar no Brasil também!

      1. Eu fiz começei minha segunda tattoo a 3 dias.. e esse meu novo tatoador me recomendou não usar o plastico filme, ele alegou que o plastico desbota a cor da tatuagem. E eu estou seguindo os conselhos dele, pois na minha primeira tattoo eu notei que houve um leve desbotamento e agora acredito que seja por causa do plastico filme.
        Esse tatoador tem um estudio profissional no japão e fazia umas tattoos pros caras da Yakuza.. e como ele ainda esta vivo .. tenho certeza que ele sabe o que esta fazendo.

    1. Olá, Eduardo. As duas nomeclaturas estão corretas e referem-se a mesma função. Pode até ser chamado também de filtro solar.

  3. ola pessoal preciso de ajuda, a dois meses fiz um dragão medieval nas costas, no iniio hove a cicatrização normal mais depois de tres semanas a tatuagem ficou cheia de bolinhas e coça pra caramba, ja não sei o que faço pois passei todo tipo de remedio pomada hidratante e não melhora, o que devo fazer?

    1. Ivo, eu te aconselho a não coçar de jeito NENHUM a tatuagem, porque pode danificar o desenho. O máximo que você pode fazer para aliviar a sensação de coceira é colocar um plástico por cima e dar ‘tapinhas’, mas nunca coce!!! Se as pomadas cicatrizantes ão estão dando certo, provavelmente você está com alergia à tinta que foi usada. Vale dar uma ligada pro seu tatuador e perguntar melhor o que você pode fazer (porque posso dar dicas, mas não sou profissional). Também é legal perguntar se o tatuador vai cobrar para fazer algum retoque na tatuagem. Eu tive um problema de cicatrização que deixou um pedacinho do contorno da tatuagem mais claro do que o resto, e meu tatuador não cobrou nadinha para ‘ajeitar’. Mas eu acho muito importante você procurar um profissional para saber realmente o que você pode ou não passar no desenho, porque querendo ou não a tatuagem é uma espécie de ‘machucado aberto’.

    1. Kaau, não é obrigatório usar a pomada, mas é muito recomendado, porque a pomada é cicatrizante então ajuda a tatuagem a cicatrizar mais rápido e por igual. Eu usei a pomada (Nebacetin) por 4 dias só. Se você não quiser comprar a pomada cicatrizante, tente pelo menos nos primeiros dias passar na tatuagem algo que você tem em casa e use para os machucados (porque querendo ou não, a tatuagem é um tipo de machucado) como um Merthiolate, Hipoglós, Minancora ou até spray antiséptico.

  4. Ma Braum estou aqui de novo para perguntar de quantos em quantos mesês tem que retocar a tatuagem ? ou como que eu sei que esta na hora de retocar a tatto ?

    1. Oi Kaau! Então.. não há um tempo certo para retocar a tatuagem, pois isso depende. A tatuagem vai desbotando naturalmente com o tempo, porém, a longa exposição ao sol pode acelerar esse ‘desbotamento’ (por isso é aconselhável pasar protetor solar na tatuagem). Cada pessoa decide o melhor momento para retocar a tatuagem e os motivos pelo qual retocar. Minha tatuagem mais antiga tem dois anos e ainda não vejo necessidade de retocar, pois a cor ainda está bem viva e os detalhes estão bem visíveis.

  5. oi ma braum . tenho uma duvida é preciso usar o plastico filme ? e por quanto tempo? obrigado desde ja .

    1. Olá Lennio, tudo bem?
      Não é preciso ficar usando o plástico. Aliás, muitos tatuadores estão inclusive recomendando que não os use mesmo.
      O plástico impede a pele de respirar e isso pode prejudicar o bom andamento da cicatrização da tatuagem.
      Então, eu recomendo que use o plástico somente quando for usar uma camiseta (se a tatuagem for nas costas, peito, ou parriga) para impedir que a camiseta fique raspando na tatuagem (o que pode machucar a pele e acabar prejudicando a cicatrização uniforme). Mas sempre que puder, deixe a tatuagem respirar até que ela cicatrize. Uma boa dica é, quando você for dormir, optar por dormir sem camisetas e evitar deixar o lençol em cima.
      Espero que tenha ajudado!
      Caso tenha mais alguma dúvida, estou à disposição! :)
      Abraços!

  6. Bom dia!
    Tenho uma dúvida…
    Fiz uma tatuagem na Costela em Dezembro de 2011. Assim que eu fiz, tomei os cuidados como se pedem, de lavar bem, deixei no plástico por 2 dias, utilizei pomada cicatrizante e inclusive tomei e lavei o local com Chá de Arueira (uma excelente erva cicatrizante).
    No terceiro dia a tatuagem já estava 95% descascada, mas a pele ainda estava áspera.
    Aproximadamente no 6º dia eu fui a praia, logo pois sou surfista profissional e tinha que ir treinar. Fiquei na dúvida se apenas a pomada seria suficiente. Fui a uma farmácia e perguntei se poderia usar Hipoglós ou Minancôra, já que eu ás utilizo no rosto sempre que vou surfar. Segundo o farmacêutico o uso da Minancôra poderia até me causar queimaduras e que seria melhor não usar nada além da pomada. Chegando em casa liguei pro meu tatuador (que atua a 10 anos e também pega onda) ele disse que não tinha problema usar a Hipoglós.
    Segui os conselhos do meu tatuador e surfei no 6º dia passando a pomada, seguido da Hipoglós. Foi bem estranho, pois quando entrei na água a tatuagem queimava pra chuchu, oque salvou foi que a água tava bem gelada. Mas não suportei muito tempo, fui na areia e tirei todo o excesso e passei apenas a pomada…
    Na segunda semana em diante, fui outras vezes na praia, somente com a pomada e não tomei muito sol (praticamente nada). Do terceiro dia em diante a tatuagem já parecia está bem cicatrizada mesmo. Mas até hoje quando utilizo a Minancôra ou a Hipoglos sinto ela queimar muito. E mesmo que não passe nada, se for ao sol ela esquenta bastante.
    E que está me preocupando é que recentemente ela coçou tanto que surgiu algumas bolhas (da cor da tatuagem mesmo) bem pequenas em alguns locais, que parecia que tinha encostado no fogo. Assim como também surgiram e tem surgido pequenas “bolinhas” como se tivesse levado mordida de mosquito…
    Mas ambos não permanecerão e permanecem muito tempo na tatuagem. Elas aparecem e retrocedem sozinhas.
    E aí… qual a dica por favor?
    Desculpa o texto, mas não achei forma melhor de me expressar!
    Essa é a minha tatuagem:
    http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/396073_337342649612049_100000089498227_1403565_839471161_n.jpg

    Abraço, Kadu

  7. Fiz a tatuagem faz uma semana , só que a vermelhidão dela continua , ela coça de mais ,be esta cheia de bolinhas ao redor .
    Como faço pra tirar isso ?

    1. Oi Babi,
      Uma semana ainda é muito cedo. A cicatrização está começando agora e é possível que essa reação seja apenas parte do processo normal.
      Continue lavando com sabonete neutro e passando a pomada, mas deixe ela respirar um pouco (para ver se as bolinhas começam a sumir). Coçar é normal, porque significar que está nascendo uma nova pele, tente não coçar para evitar possíveis danos. Também lembre-se de evitar suar muito (calor e exercícios físicos) na região da tatuagem e ainda observe sua alimentação para evitar comer gorduras e outros alimentos pesados.
      Qualquer piora, procure um médico dermatologista que saberá identificar e lhe auxiliar melhor no que você poderá fazer.

  8. Olá,
    Fiz minha tatuagem tem 3 dias, o tatuador me recomendou nao usar plástico filme… Mais hj a tatuagem esta com bolinhas q coçam muito, nao da pra ver direito essas bolinhas nao, so quando chega bem perto, mas coça muito e eu estou apavorada, pq é a primeira tatto q eu faço e ainda nn terminei falta pintar… Ser q é alguma coisa seria?

    1. Oi Tháyra,
      É possível que essas bolinhas sejam só a pele começando a descascar. Se for isso, não se preocupe, pois é totalmente normal. A pele descasca depois da tatuagem. E exatamente por causa desse descascamento é que coça tanto.
      Veja a foto da última que eu fiz: http://brownie.blog.br/fiz-tatuagem-nova/
      Ela fica realmente horrível no processo de cicatrização.
      Mas, se isso estiver te incomodando muito, procure um dermatologista.
      Abraços!

  9. Ola, fiz duas tattoo a um mês, quase dois, e agora surgiu duas bolinhas por baixo da tattoo, só de uma tattoo e não sei oq poderia ser.
    Obs: elas já estão sem casquinha e cicatrizadas

    1. Oi Thamirys,
      Você lembra se comeu alguma coisa diferente por esses dias (ou com muito tempero)?
      Mesmo que você não seja alérgica naturalmente, é possível que no local da tatuagem haja algum tipo de rejeição.
      Se persistir, melhor procurar um dermatologista para que ele dê um diagnóstico preciso.
      Abraços!

  10. Olá. Tenho uma tatuagem há 8 meses e agora começou a surgir umas bolinhas nela (não dá nem pra ver, só sentir) e coça muito. o que pode ser,afinal fiz minha tatuagem há algum tempo já.

    1. Oi Fabiola,
      Nos casos que eu conheço, isso é causa de algo que a pessoa comeu.
      Tenho uma amiga, por exemplo, que não é alérgica à camarão, mas sempre que ela come a região da tatuagem coça, fica vermelha e em “alto relevo”. E no dia seguinte passa, fica normal.
      Mas cada caso é um caso. Se persistir, acredito que seja melhor procurar um dermatologista para um diagnóstico.
      Abraços!

      1. Isso,comi camarão domingo e segunda-feira começou a coceira e o alto relevo na região preta da tatuagem. Hoje ainda persiste, masd ja marquei consulta. Obrigada

    1. Perfeitamente normal Jaque.
      A primeira noite sempre solta muita tinta. E ainda bem que você estava com o plástico, pois eu já manchei um lençol com isso! hahaha
      Lave com água fria corrente e sabonete neutro. Não esfregue, deixe que a própria água caindo lave a tatuagem. Passar a mão pode, mas esfregar não!
      E não se esqueça da camada fina de pomada depois!
      Abraço

  11. Fiz uma tattoo e a “casquinha esta saindo e parece que a tinta não pegou e normal faz 5 dias que fiz

    1. Oi Tcheyvisson
      É perfeitamente normal.
      Eu fiz uma tatuagem que teve uma área que praticamente não pegou nada de cor, e outras áreas com a linha falha.
      Mas aí foi só ligar pro meu tatuador e marcar um retoque (depois de um mês de tatuagem feita).
      Já liga pro seu tatuador e combine de dar um pulo no estúdio quando completar um mês de tatuagem para vocês verem o retoque. A maioria dos profissionais não cobram por isso!
      Abraços!

  12. Olá, fiz a minha tattoo faz um mês, tive os cuidados necessários, lavando o local 3 vezes por dia e passando pomada, porem ela até hoje esta em alto relevo, áspera e com a tinta borrada. A impressão que tenho é que não cicatrizou ainda.
    Isso seriam possivel? tem algo que eu possa fazer?
    Grata

    1. Oi Bruna,
      Dependendo de muitas variáveis, é possível sim.
      Lembrando que a pele sempre cicatriza de dentro pra fora, então a parte que nós vemos é sempre a última a se recuperar.
      De qualquer forma, é recomendável procurar um dermatologista para estudar melhor o caso
      Abraços

  13. Olá boa tarde.
    é o seguinte fiz uma pequena quadra nas costelas à cerca de 8 dias.
    mas agora que começou a sair a casca reparei que tenho 3 letras com muito menos cor e volume do que as restantes.
    será normal?

    1. Oi Pedro,
      Pode ser normal sim pelo simples processo de cicatrização.
      Já avise o seu tatuador que provavelmente a tatuagem precisará de retoque e já agende o retorno com ele!
      Abraços!

  14. ; Pintei Minhaa Tattoo Hoje ; Mas Acabo De Me Lembrar Que Vou Para Praia Daqui 10 Diias ;; Me Ajudem ?

    1. Oi Débora,
      10 dias é um período muito curto para cicatrização da tatuagem.
      Ir pra praia não é o pior dos cenários DESDE QUE você se atente SEMPRE e MUITO ao protetor solar e os cuidados com a tatuagem devem ser dobrados, porque a areia fina da praia sempre acaba grudando na pele e “raspando”. Geralmente isso é bom, porque faz uma esfoliação na pele, mas no seu caso se pegar na tatuagem, não vai ser muito legal.
      Proteção dobrada, leve a pomada e lembre-se de JAMAIS passar a mão na sua tatuagem na praia, porque certamente terão grãos de areia que poderão machucar.
      E, claro, sinto muito, mas você terá que evitar um pouco o sol (principalmente na área da tatuagem). Também evite se expor muito no sol para evitar que o corpo fique muito quente e sue, porque o suor excessivo prejudica a fixação das cores.
      Enfim.. não é os melhores dos cenários, mas também não é o fim do mundo. Com o cuidado certo, dá para curtir bem a praia sem problema algum com a tatuagem (:
      Espero ter ajudado pelo menos um pouco!

  15. Tenho uma tatuagem a 5anos só que esse ano decidi pintar ela antes do carnaval. Tem uns 6 meses só que de uns dias pra cá apareceu uns bolinhas e cossa muito e queria saber o que é, alguem pode me ajudar?

    1. Oi Juliana, tudo bem?
      Não vou conseguir dizer com toda certeza o motivo das bolinhas, pois não somos especialistas.
      Nesse caso, nossa sugestão é que você procure um dermatologista.
      Pode ter sido alguma coisa diferente que você tenha comido, ou até alguma coisa que você já costuma comer, mas que tenha ingerido em excesso. A tatuagem pode dar algumas reações alérgicas mesmo depois de muito tempo cicatrizada, porque a tinta ainda está no seu corpo.

  16. Olá fiz uma tatoo na perna já faz 3 dias o tatooador pós papel plástico mando eu usar por 2 horas aí depois no outro dia ela estava borrada em algumas partes será que sai depois cicatriza

    1. Oi Pedro!
      É possível que quando a tatuagem cicatrizar por completo o “borrado” desapareça sim, mas não é certeza.
      E é mais provável uma tatuagem borrar por causa do uso excessivo do plástico do que pelo não uso do plástico.
      Na verdade, um dos fatores mais comuns para borrar uma tatuagem é o suor. Então, caso seu tatuador não o tenha instruído quanto a isso, evite praticar exercícios físicos e suar durante o processo de cicatrização.
      E, claro, lembre-se de entrar em contato com o seu tatuador para possíveis retoques na tatuagem.
      Abraços

  17. Olá, fiz duas frases uma cada braço e hoje está no sexto dia, porém reparei que algumas letras estão meio que apagadas. Isso é normal? ou preciso ir retocar? Obrigado desde já.

    1. Oi Carlos
      Isso é normal sim. Mas sugiro que você já entre em contato com o seu tatuador para agendar um retorno para retoque.
      Pois nesse cenário, é possível que as cores acabem ficando um pouco diferentes entre si, e o mais legal é que fiquem todas iguais.
      Abraços!

  18. Ola . Fiz minha tattoo a duas semanas , ela descascou direitinho . Mas depois de estar cicatrizada deu uma bolinhas , como se fossem “espinhas secas” , são bolinhas indolores , com a ponta seca. Não DOI coça nem nada …. O que pode ser ??

    1. Oi João,
      Pode ser do próprio processo de cicatrização. Vale lembrar que o processo total demora muito mais do que achamos que demora.
      Mas pode ser algum poro ressecado da sua pele. Passe hidratante constantemente e se não apresentar melhoras em 15 dias, procure um dermatologista para um diagnóstico mais preciso.
      Abraços

  19. Oi, tudo bem? Fiz uma tatuagem há 3 dias. Foi minha primeira tatuagem colorida, foi super tranquilo, tatuador de confiança e tudo o mais, no primeiro dia estava normal, só meio dolorida, mas no segundo dia resolvi passar hipoglós e agora minha tatuagem está muito esquisita. Onde eu passei a pomada formou uma segunda pele de uma cor mais apagada. Quando eu lavo essa pele sai um pouco e aparece a cor da tatuagem mesmo. Estou com medo porque o local está mais quente que o resto do meu corpo e porque ao redor está levemente roxo, como se fosse um hematoma. Dói razoavelmente, mas preciso de orientação. O que pode ser e quais cuidados devo ter?

    1. Oi Lares,
      O primeiro passo é suspender então a hipoglós e usar somente a pomada cicatrizante incolor mesmo.
      A hipoglós é mais grossa que as pomadas normais e deixa sim uma camada, pois é mais difícil de sair que as outras.
      lave com bastante água corrente e sabão neutro para tirar o excesso da pomada.
      O fato do local estar mais quente é comum, porque a região esta trabalhando mais que as demais para cicatrizar o local.
      O roxo não é incomum, porque a tatuagem é uma agressão ao seu corpo e essa pode ser a forma que ele mostra isso.
      Lembre-se que depois da cicatrização total, é possível que a cor não fique tão viva quanto como você saiu do tatuador, mas isso se dá pelo próprio processo de cicatrização, pois o corpo não absorve toda a tinta.
      Se o processo se complicar, acione seu tatuador ou um dermatologista.

  20. Olá, fiz uma tatoo no biceps a 3 anos e de uns dias pra cá vem aparecendo umas bolinhas tipo alergia em todoo contorno da tatoo.. coça demaaais e deixa a área da tatto muito ”quente”.eu acabei de fazer uma dieta de 30 dias, com alimentação basicamente de proteínas (carnes, legumes e queijos) Será que a ingestão de gorduras em ecxesso porde ter dado alergia?

    1. Oi Rafael,
      Pode sim. Mesmo depois de cicatrizada há tantos anos, temos que lembrar que a tinta da tatuagem agora faz parte do nosso corpo e que, com isso, a região pode sim sofrer algumas reações principalmente com base na nossa alimentação.
      Mudar a dieta pode influenciar sim, assim como consumir algo muito temperado e até frutos do mar.
      Caso não melhore e você vá continuar na dieta que escolheu, sugiro procurar um nutricionista e um dermatologista para tentar alinhar o cardápio e evitar consumir algo que esteja influenciando na sua tatuagem.

    1. Oi Aline,
      Não é recomendado. É aconselhável que ela aguarde pelo menos um mês sem tomar sol para fazer a tatuagem.
      O sol é uma agressão à pele, e a tatuagem é praticamente um machucado. Essa combinação não é muito legal.
      Não sei exatamente todos os riscos, mas certamente a cor da tatuagem é um dos principais.
      Aconselhe ela a aguardar um pouco mais de tempo.
      Abraço!

  21. Oii fiz uma tatto já tem 3 semanas e ela já cicatrizou.. só que ela coça muito e quando cocó fika enchada me ajude nao sei o que fazer

    1. Oi Alynne,
      Apesar de aparentar, em três semanas a sua tatuagem ainda não cicatrizou por completo.
      Então evite coçar para acabar não machucando a região.
      Continue o tratamento habitual e evite comer toda aquela lista tradicional: chocolate, carne de porco, e outros alimentos muito gordurosos.
      Abraços!

  22. Olá tenho uma tatuagem a praticamente 2 anos e na ultima semana ela tá muito irritada, cheia de caroço e coça bastante. Já pensei em varias coisas, mais não entendo porque agora tá assim. Podem me dar uma ideia.

    1. Oi Roberta,
      Você comeu alguma coisa com tempero mais forte ou frutos do mar/peixe?
      Mesmo após anos e a tatuagem cicatrizada por completo, existem certas comidas que podem influenciar por alguns momentos na tatuagem, mas dentro de um dia ou dois no máximo ela deve voltar ao normal.
      Caso não volte, é recomendado procurar um dermatologista para fazer exames e tentar identificar o que gerou essa anormalidade.

  23. Fiz uma tatu faz pouco tempo menos de uma semana é pequena so três estrelas elas não doi,é normal?

    1. Oi Neide,
      É normal sim!!
      Dependendo da região, do tipo do desenho, da mão do tatuador (pesada ou não) e até da percepção da pessoa é possível não sentir dor nenhuma após a tatuagem.
      A minha do pulso eu não senti nada depois, nem a da costela.. mas a do anti braço.. essa ficou doendo a semana toda!
      Pode ficar tranquila (:

  24. Fiz uma tantto perto do pulso faz uns seis meses, e agr e agora ta dando umas bolinhas de água e muita coseira. Isso é normal ou é pode por causa do calor? Só que tenho uma tatto nas costa e outra na costela e não me acintese isso, cosa de vez enquando , mas não sempre.

    1. Oi Edenice,
      Pode ser uma reação alérgica devido ao calor (transpiração) ou algo que comeu.
      Se não melhorar em uma semana, procure um dermatologista para fazer testes e obter um diagnóstico

  25. eu tenho uma tatuagem no peitoral que fiz a uns 6 meses, semana passada eu estava sem camisa e fiquei queimado e vermelho por causa do forte sol incluindo a area da tatuagem, agora a pele em cima dela esta dando aquelas bolinhas de agua para descascar. quais sao os riscos com a arte da tatuagem?
    e eu posso vir a ter algum problemas por causa da pele descascada ?

    1. Oi Wallace,
      Existem riscos sim de formarem falhas na tatuagem, principalmente de desgaste de cor.
      Mas também é possível que nada aconteça. Dependerá do tipo de resposta do seu corpo.
      Lembre-se sempre do protetor solar nas áreas tatuadas!

  26. Tatuagens são obras de arte que carregaremos para sempre em nossos corpos.
    Fiz duas no sábado passado, e estou sofrendo um pouco com as coceiras (quando fiz a minha primeira tatuagem em 2012, não senti absolutamente nada!), mas sei que elas fazem parte rsrsrs.
    Parabéns pela publicação e pelas dicas… Informar mais as pessoas sobre tatuagens é muito importante, pois muitas pessoas não tomam os cuidados necessários para preservá-las e ainda colocam a culpa nos tatuadores!

    1. Oi Istefania,
      Aguarde a cicatrização total do machucado. Se houver danos ao desenho, procure seu tatuador e veja se ele consegue reverter o quadro fazendo novos ajustes à tatuagem. É possível que seja cobrado um valor sobre esse ajuste.

  27. Me ajudem fiz uma tatuagem no dia ela ficou perfeita passou 4 dias achei Q o traço dela está mais grosso e torta será Q é porque ainda está cicatrizando ?

    1. Oi Kah,

      Pode ser sim apenas uma “distorção” por causa da cicatrização e que normalize depois da cicatrização completa.
      Mas também é possível que fique pemanentemente alguam distorção. Então, já entre em contato com o tatuador para agendar uma revisão e possível retoque da tatuagem.

  28. Olá , fiz minha tatto ontem , e preciso sair amanha no sol eu sei que nao é aconselhavel mais tem como sair sem deixar danos?

    1. Oi Paulo,
      O indicado é que você consiga manter ela embaixo de algum tecido para evitar o contato direto com o sol e, claro, protetor solar (mesmo recém feita e ainda não cicatrizada).

Deixe uma resposta