É melhor cuidar da sua tattoo! Vai que…

Galera que está querendo fazer uma tatoo maneira: não só a faça como tome certos cuidados! Principalmente quando você acabou de fazer a tatuagem, mesmo porque não basta só fazer e deixá-la como lembrança, é bom tomar certos cuidados essenciais pra não ficar zuado e todo mundo olhar pra você e você achar que está arrebentando!  Já fez? Lembre-se de que ela é para sempre! Todo Homem com H que tem tatuagem deve saber tomar as precauções corretas.

tattoo É melhor cuidar da sua tattoo! Vai que...

Logo depois que você fez a sua tattoo, é recomendado:

- Plástico-filme (aquele mesmo que tem na sua cozinha pra guardar o resto do almoço) pelo menos nos 3 primeiros dias e, principalmente, na hora de dormir. A não ser que você queira tatuar o seu lençol também com a mesma tinta da sua tattoo e ainda deixá-la manchada e irretocável! Além disso, não estando exposta, ainda evita de pegar bactérias.

Passar uma água com sabão neutro (pergunte para sua mãe, irmã, namorada o que é um sabão neutro primeiro) durante aquele banho de 3 minutos… porque Homem com H só toma banho se for assim! E agora você tem uma desculpa para seu banho de gato: não é recomendado banhos longos porque o excesso de água prejudica o local da tatuagem e pode amolecer a casquinha.

- Pomada não é coisa de viado! A mais conhecida é a Bepantol, mas vai lá perguntar direito pro seu tatuador! O uso é recomendado logo em seguida da tatuagem ser feita e deve ser usada (3 vezez por dia, após a lavagem) até a cicatrização (que pode demorar de 7 a 60 dias). É bom usar porque ajuda a fixação dos pigmentos também. Quem não for tão homem com H assim e tiver alergias e frescurinhas com irritação da pele por causa da pomada, não use, né! Deixe cicatrizar a seco… vai que fica umas bolhas e seu desenho fica borrado e confuso? (Uma pequena observação: isso pode acontecer MESMO)

- Vai inventar de tirar a “casquinha” da sua tatto, vai. Vai que surge uma coceira e infecção da pele porque ela esta desprotegida. Os tatuadores que falam, não eu! Melhor seguir o conselho, vai que… né? Não ia ser muito legal ficar coçando sua tatoo nova por ai!

- É bom não expor ao sol a tatuagem recém feita, porque  os raios solares podem queimar os pigmentos que depois serão absorvidos pela pele.

- Use sempre protetor solar pois ele impede que sua tattoo desbote rápido. Com o sol, a pele descasca e, consequentemente, a cor viva da tatuagem vai embora.

- Homem com H come tudo que vê na frente! Pense 73839 vezes antes de fazer isso quando você acabar de fazer sua tatuagem, meu amigo! Alimentos muito gordurosos, apimentados, frutos do mar, comida japonesa… Mano, é melhor suspender por um tempo até cicatrizar, vai que… bate uma alergia e uma reação inesperada do seu corpo? Fora que o extremo excesso desses alimentos podem prejudicar na cicatrização da sua tatuagem e deixá-la super borrada e irreconhecível.

Enfim, e não ache que, só porque você fez uma tatuagem maneira (ou não), não tem que retocar pra deixar sempre “sensação” para as garotas. Tenha senso ou até mesmo pergunte para os seus amigos e para o profissional que fez a tatuagem.

Tem alguma dúvida e acha que nós podemos te ajudar?
Deixe um comentário que iremos ler e ajudar no que for possível.

Confira também outros posts relacionados, como:
Dicas e Cuidados com a tatuagem
Mais sobre tatuagens

Tags:

19 Responses

  1. serraprobb says

    Bom dia!
    Tenho uma dúvida…
    Fiz uma tatuagem na Costela em Dezembro de 2011. Assim que eu fiz, tomei os cuidados como se pedem, de lavar bem, deixei no plástico por 2 dias, utilizei pomada cicatrizante e inclusive tomei e lavei o local com Chá de Arueira (uma excelente erva cicatrizante).
    No terceiro dia a tatuagem já estava 95% descascada, mas a pele ainda estava áspera.
    Aproximadamente no 6º dia eu fui a praia, logo pois sou surfista profissional e tinha que ir treinar. Fiquei na dúvida se apenas a pomada seria suficiente. Fui a uma farmácia e perguntei se poderia usar Hipoglós ou Minancôra, já que eu ás utilizo no rosto sempre que vou surfar. Segundo o farmacêutico o uso da Minancôra poderia até me causar queimaduras e que seria melhor não usar nada além da pomada. Chegando em casa liguei pro meu tatuador (que atua a 10 anos e também pega onda) ele disse que não tinha problema usar a Hipoglós.
    Segui os conselhos do meu tatuador e surfei no 6º dia passando a pomada, seguido da Hipoglós. Foi bem estranho, pois quando entrei na água a tatuagem queimava pra chuchu, oque salvou foi que a água tava bem gelada. Mas não suportei muito tempo, fui na areia e tirei todo o excesso e passei apenas a pomada…
    Na segunda semana em diante, fui outras vezes na praia, somente com a pomada e não tomei muito sol (praticamente nada). Do terceiro dia em diante a tatuagem já parecia está bem cicatrizada mesmo. Mas até hoje quando utilizo a Minancôra ou a Hipoglos sinto ela queimar muito. E mesmo que não passe nada, se for ao sol ela esquenta bastante.
    E que está me preocupando é que recentemente ela coçou tanto que surgiu algumas bolhas (da cor da tatuagem mesmo) bem pequenas em alguns locais, que parecia que tinha encostado no fogo. Assim como também surgiram e tem surgido pequenas “bolinhas” como se tivesse levado mordida de mosquito…
    Mas ambos não permanecerão e permanecem muito tempo na tatuagem. Elas aparecem e retrocedem sozinhas.
    E aí… qual a dica por favor?
    Desculpa o texto, mas não achei forma melhor de me expressar!
    Essa é a minha tatuagem:
    http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/396073_337342649612049_100000089498227_1403565_839471161_n.jpg

    Abraço, Kadu

  2. LENNIO WILLES says

    oi ma braum . tenho uma duvida é preciso usar o plastico filme ? e por quanto tempo? obrigado desde ja .

    • Ma Braum says

      Olá Lennio, tudo bem?
      Não é preciso ficar usando o plástico. Aliás, muitos tatuadores estão inclusive recomendando que não os use mesmo.
      O plástico impede a pele de respirar e isso pode prejudicar o bom andamento da cicatrização da tatuagem.
      Então, eu recomendo que use o plástico somente quando for usar uma camiseta (se a tatuagem for nas costas, peito, ou parriga) para impedir que a camiseta fique raspando na tatuagem (o que pode machucar a pele e acabar prejudicando a cicatrização uniforme). Mas sempre que puder, deixe a tatuagem respirar até que ela cicatrize. Uma boa dica é, quando você for dormir, optar por dormir sem camisetas e evitar deixar o lençol em cima.
      Espero que tenha ajudado!
      Caso tenha mais alguma dúvida, estou à disposição! :)
      Abraços!

  3. Kaau says

    Ma Braum estou aqui de novo para perguntar de quantos em quantos mesês tem que retocar a tatuagem ? ou como que eu sei que esta na hora de retocar a tatto ?

    • Ma Braum says

      Oi Kaau! Então.. não há um tempo certo para retocar a tatuagem, pois isso depende. A tatuagem vai desbotando naturalmente com o tempo, porém, a longa exposição ao sol pode acelerar esse ‘desbotamento’ (por isso é aconselhável pasar protetor solar na tatuagem). Cada pessoa decide o melhor momento para retocar a tatuagem e os motivos pelo qual retocar. Minha tatuagem mais antiga tem dois anos e ainda não vejo necessidade de retocar, pois a cor ainda está bem viva e os detalhes estão bem visíveis.

  4. Kaau says

    É obrigatório usar a pomada ?

    • Ma Braum says

      Kaau, não é obrigatório usar a pomada, mas é muito recomendado, porque a pomada é cicatrizante então ajuda a tatuagem a cicatrizar mais rápido e por igual. Eu usei a pomada (Nebacetin) por 4 dias só. Se você não quiser comprar a pomada cicatrizante, tente pelo menos nos primeiros dias passar na tatuagem algo que você tem em casa e use para os machucados (porque querendo ou não, a tatuagem é um tipo de machucado) como um Merthiolate, Hipoglós, Minancora ou até spray antiséptico.

      • Kaau says

        Obg Ma Braum

        *——*

  5. Ivo Carvalho says

    ola pessoal preciso de ajuda, a dois meses fiz um dragão medieval nas costas, no iniio hove a cicatrização normal mais depois de tres semanas a tatuagem ficou cheia de bolinhas e coça pra caramba, ja não sei o que faço pois passei todo tipo de remedio pomada hidratante e não melhora, o que devo fazer?

    • Ma Braum says

      Ivo, eu te aconselho a não coçar de jeito NENHUM a tatuagem, porque pode danificar o desenho. O máximo que você pode fazer para aliviar a sensação de coceira é colocar um plástico por cima e dar ‘tapinhas’, mas nunca coce!!! Se as pomadas cicatrizantes ão estão dando certo, provavelmente você está com alergia à tinta que foi usada. Vale dar uma ligada pro seu tatuador e perguntar melhor o que você pode fazer (porque posso dar dicas, mas não sou profissional). Também é legal perguntar se o tatuador vai cobrar para fazer algum retoque na tatuagem. Eu tive um problema de cicatrização que deixou um pedacinho do contorno da tatuagem mais claro do que o resto, e meu tatuador não cobrou nadinha para ‘ajeitar’. Mas eu acho muito importante você procurar um profissional para saber realmente o que você pode ou não passar no desenho, porque querendo ou não a tatuagem é uma espécie de ‘machucado aberto’.

  6. eduardo says

    E não é protetor solar.. e sim BLOQUEADOR solar

    • letspublic says

      Olá, Eduardo. As duas nomeclaturas estão corretas e referem-se a mesma função. Pode até ser chamado também de filtro solar.

  7. Afonso says

    O Plástico filme está proibido de ser usado por mais de 10h após o término do trabalho na Europa. No Brasil alguns tatuadores estão seguindo essa recomendação e tem dado certo…

    • letspublic says

      Afonso, é verdade que o tempo de uso do plástico filme tem diminuido por conselhos dos tatuadores. No Brasil, alguns tatuadores já estão começando a se importar com isso e indicando o uso do plástico filme por 1 dia. Vamos ver se essa experiência européia vai vigorar no Brasil também!

      • Eduardo Soutello says

        Eu fiz começei minha segunda tattoo a 3 dias.. e esse meu novo tatoador me recomendou não usar o plastico filme, ele alegou que o plastico desbota a cor da tatuagem. E eu estou seguindo os conselhos dele, pois na minha primeira tattoo eu notei que houve um leve desbotamento e agora acredito que seja por causa do plastico filme.
        Esse tatoador tem um estudio profissional no japão e fazia umas tattoos pros caras da Yakuza.. e como ele ainda esta vivo .. tenho certeza que ele sabe o que esta fazendo.

  8. Luana says

    adorei as dicas :D

  9. Dj Will Rohr says

    Não se esqueça também que bebidas destiladas ingeridas em excesso pode causar uma má cicatrização, por você transpirar o álcool que você ingeriu, eu tenho uma pancada de tattoos e nenhuma delas deu problema, então vale a pena cuidas!!!

    • letspublic says

      Claro! Valeu por mais uma dica muito relevante!

  10. Feco Porto says

    Adorei o post! E adorei a tatuagem “html”. Hahaha… a da unha no braço também é genial.

POST A COMMENT


%d blogueiros gostam disto: